Dados da Defesa Civil do Estado revelam que quase 900 pessoas tiveram que sair de casa por causa dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (23). O balanço foi divulgado na manhã desta quinta (26) pelo órgão de salvamento.
Conforme o levantamento, 305 estão desabrigadas e estão na casa de parentes ou amigos. Outras 560 tiveram que sair da residência e foram encaminhadas para abrigos organizados pelos municípios.
Até a manhã desta quinta, 31 cidades gaúchas relataram danos à Defesa Civil devido aos temporais. Os municípios mais afetados são Camaquã, Pedro Osório, Cerrito, Pelotas, Rio Grande e Bagé. Entre os prejuízos, estão destelhamentos, quedas de árvores e postes e falta de luz.
Capital
Em Porto Alegre, as fortes chuvas deixaram diversos semáforos fora de operação nesta quinta e causaram alagamentos. As ruas da cidade mais atingidas foram a Sertório, Souza Reis e Ceará. Também houve quedas de árvores em vários pontos da capital gaúcha.
Energia elétrica
O novo temporal previsto para esta quinta pode agravar os efeitos dos outros dois que atingiram o sul do Estado, a região metropolitana e parte do litoral desde o dia 19 de setembro, com relação à distribuição de energia elétrica. Até as 8h, na área de concessão da CEEE Equatorial, cerca de 55 mil clientes estavam sem luz. A maioria deles em Camaquã, Pelotas, Canguçu, Porto Alegre e Viamão.
Confira a lista dos municípios atingidos (até as 9h de 26.09)
- Amaral Ferrador
- Arambaré
- Bagé
- Barão do Triunfo
- Caçapava do Sul
- Cacequi
- Camaquã
- Candiota
- Canguçu
- Cerrito
- Cristal
- Dom Pedrito
- Encruzilhada do Sul
- Faxinal do Soturno
- Hulha Negra
- Jaguarão
- Lavras do Sul
- Morro Redondo
- Palmeira das Missões
- Pedro Osório
- Pelotas
- Pinheiro Machado
- Piratini
- Quaraí
- Restinga Seca
- Rio Grande
- Santana da Boa Vista
- São João do Polêsine
- São José do Norte
- Tramandaí
- Turuçu