CIDADANIA

Carteira de Identificação da Pessoa com TEA poderá ser solicitada pelo Tudo Fácil

O objetivo é garantir às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a atenção integral

A solicitação pode ser feita nas unidades da rede Tudo Fácil em funcionamento no Estado.
A solicitação pode ser feita nas unidades da rede Tudo Fácil em funcionamento no Estado. | Imagem: Reprodução

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista poderão solicitar sua Carteira Especial de Identificação, a partir desta segunda-feira (14). A solicitação pode ser feita nas unidades da rede Tudo Fácil em funcionamento no Estado.

O serviço é resultado da parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmada no início de outubro.

Após a solicitação da Ciptea, o requerente receberá informações sobre o prazo, estabelecido pelo protocolo, para retirada do documento.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) tem o objetivo de garantir às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O documento tem validade de cinco anos, quando deve ser renovado. Antes da disponibilização da Ciptea pelo Tudo Fácil, os gerentes de todas as unidades da rede foram capacitados pela Faders. Além das instruções procedimentais do serviço, a capacitação deu enfoque ao atendimento, que deve ser acolhedor ao cidadão que virá à unidade.

Carteira de Identificação do Passe Livre

Em breve, a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda também passará a ser oferecido pela rede Tudo Fácil. O serviço é destinado a pessoas com deficiência com renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. A oferta do serviço também é fruto do termo de cooperação assinado entre a SPGG e a Faders.

Tudo Fácil

Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande. Em breve, a rede contará com uma unidade em Santa Maria, na Região Central do Estado, e em Gravataí, na Região Metropolitana.