
Em solenidade realizada, na sexta-feira (28), no campo do Estádio General Cypriano da Academia de Polícia de Porto Alegre, 185 policiais militares estão habilitados à promoção na carreira de nível médio da Brigada Militar (BM) em consonância com a matriz curricular nacional.
Entre as disciplinas preparatórias para o desempenho das funções atinentes à graduação de 2º sargento, estão técnicas de ensino, de direito penal e penal militar, de inteligência policial, de patrimônio e orçamento, e de gerenciamento de crise.
Participaram da solenidade, o vice-governador Gabriel Souza prestigiou o evento ao lado do secretário estadual de Segurança Pública, Mário Ikeda, do comandante-geral da Brigada Militar, Coronel PM Cláudio dos Santos Feoli, do subcomandante-geral da Brigada Militar, Coronel PM Douglas da Rosa Soares, do Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, Coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira, e das demais autoridades militares e civis, familiares e amigos dos formandos.
O curso coordenado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Porto Alegre, com a supervisão do Departamento de Ensino da Brigada Militar, fundamenta-se nos conhecimentos acadêmicos para uma polícia cidadã e norteada no princípio do Estado Democrático de Direito. Os militares estaduais que obtêm o primeiro lugar no CTSP são condecorados com a Medalha “Coronel Massot” que, nesta edição do Curso, foi entregue pelo Vice-Governador, pelo Secretário de Segurança Pública e pelo Comandante-Geral para a soldado PM Kristi Moraes Pereira.
Em seus discursos, as autoridades parabenizaram os formandos e abordaram os benefícios de mais esta conquista para a sociedade. O Secretário Estadual de Segurança Pública destacou que a habilitação de sargento é responsável “pela integridade estratégica, tática e operacional que permeia todos os níveis de gestão, mantendo uníssono e no rumo certo a Brigada Militar”. Disse, ainda, que “a sociedade vai colher os frutos pela qualificação dos quadros da Instituição que salvaguarda a paz do povo gaúcho”.
O Comandante-Geral da Brigada Militar abordou o contexto de desafios crescentes que exigem uma atuação técnica, equilibrada e humana. “Esta é a base para realizar aquilo que se espera de nós sem transpassarmos a inegociável linha da legalidade,” afirmou, reiterando o total apoio do Comando para disponibilizar os meios visando o efetivo cumprimento das missões.