AVIAÇÃO

Aeroporto Salgado Filho retoma operações 24 horas nesta segunda (16)

Operações haviam sido retomadas em 21 de outubro, das 8h às 22h. Voos internacionais retornam nesta quinta (19)

Salgado Filho operava parcialmente até este domingo (15)
Salgado Filho operava parcialmente até este domingo (15) | Foto: Divulgação/Fraport

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, volta a ter pousos e decolagens durante as 24 horas do dia, a partir desta segunda-feira (16). Até este domingo (15), a pista do terminal estava recebendo operações aéreas das 8h às 22h, em decorrência das restrições impostas pelo processo de recuperação dos danos causados pelas enchentes de maio no Estado.

Nesta segunda, também ocorre a reativação integral, no terminal da Zona Norte de Porto Alegre, dos espaços de fiscalização. Reiniciam as operações da Polícia Federal, Receita Federal, Vigiagro e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, o aeroporto opera 110 voos diários, com a expectativa de aumentar o contingente para 124 diários no primeiro mês de 2025, em média. No final do primeiro semestre do ano que vem, o número pode chegar próximo de 100%. De acordo com a concessionária Fraport, 80% do volume do terminal de cargas do aeroporto de antes da enchente já estão recuperados.

Voos internacionais

O Rio Grande do Sul é o segundo Estado que mais recebe estrangeiros, apenas atrás de São Paulo. Dentro desta realidade, os voos para fora do país serão retomados ainda na madrugada de quinta-feira (19). O primeiro deles, pela companhia aérea Copa Airlines. O voo proveniente da cidade do Panamá (PTY) tem chegada prevista às 0h20. A partida do voo, saindo da capital gaúcha direto para PTY, está programada para a 1h25 da mesma data. Serão quatro frequências semanais operadas pela Copa, a partir desta data.

No dia 2 de janeiro, serão retomados os voos de Porto Alegre para Lima, capital do Peru. Já no dia seguinte, para Santiago, capital do Chile. Os dois voos são operados pela Latam Airlines e terão frequência de três vezes por semana semanais cada”.

Reconstrução

O Aeroporto Salgado Filho era uma dos mais movimentados do país, até a enchente na Zona Norte da Capital causar danos severos à sua pista e demais instalações, exigindo seu fechamento total do dia 3 de maio em diante. Parte dos voos comerciais com origem ou destino a Porto Alegre passou a ser absorvida pela Base Aérea de Canoas, a 10 quilômetros de distância.

Em sintonia com exigências internacionais de segurança para a volta das operações, governo federal e Fraport montaram um plano de recuperação de infraestrutura. Isso permitiu avanços graduais, como a reativação (em 15 de julho) dos serviços de check-in e check-out de passageiros, transportados por via terrestre entre os dois terminais.

A retomada dos voos se seu em 21 de outubro, com voos nacionais com destino ou origem em uma lista restrita a cidades como São Paulo, Campinas (SP), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).