Bento Gonçalves

Vale dos Vinhedos sedia em outubro etapa brasileira do GranFondo New York

Considerada a maior maratona mundial de ciclismo amador, corrida deve reunir 2 mil cilistas em Bento Gonçalves

Primeira edição no Brasil foi realizada em 2017 no Rio de Janeiro (Divulgação GFNY)

Seja profissional por um dia. Assim, o site da etapa brasileira do GranFondo New York (GFNY)  em 2022, que será disputada no dia 16 de outubro em Bento Gonçalves, anuncia a segunda edição no país de um dos desafios ciclísticos mais populares do mundo. Considerada a maior maratona mundial de ciclismo amador, com circuito que passa, anualmente, por diversos países, a primeira vez que o estado gaúcho recebe a prova originada na Itália, realizada pela primeira vez em 2011 na cidade que lhe dá o nome e difundida mundo afora terá como cenário os aclives, curvas e paisagens suaves entre Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha.

A etapa bento-gonçalvense do circuito – que ocorre cinco anos depois da primeira edição brasileira, realizada em 2017 no Rio – será lançada em escala global nesta quarta-feira, 9 de março, a pouco mais de 200 dias da realização do evento que conta mais de 100 edições realizadas em 22 países de quatro continentes, desta vez sob a responsabilidade da Global Sports Eventos Esportivos, e pretende receber cerca de 2 mil participantes entre ciclistas amadores e profissionais de vários países do mundo. “Estamos trabalhando para promover o maior evento ciclístico amador da história do país”, adianta a CEO da empresa responsável, Ana Paula Cavalcanti.

A corrida

Considerada um desafio de resistência pessoal, no qual ciclistas amadores e profissionais competem entre si, contra o relógio e, principalmente, os limites dos atletas, a prova é executada como um legítimo GranFondo italiano — com largada em massa, tempo de início cronometrado desde a partida, suporte mecânico e médico e estações de alimentação e hidratação distribuídas durante o trajeto. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários.

Dois trajetos

O desafio propõe dois trajetos aos atletas. O longo, que passa por cinco diferentes cidades da região e dá a volta pelo Vale dos Vinhedos, com 146km e acumulando 3.217 metros de altimetria, é projetado para quem amam desafios, com estradas desafiadoras, subidas íngremes e descidas técnicas com trechos de paralelepípedos e de terra. A outra opção é um percurso de média distância, com 83km a serem percorridos com 1.754 metros de altimetria acumulada.

Além da corrida em si, o GFNY oferece uma semana cheia de atividades para os ciclistas, amantes e profissionais do esporte, turistas e curiosos, como passeios programados e um congresso técnico.

O circuito

A prova começa e termina no Parque de Eventos de Bento Gonçalves e faz uma volta de 75km do leste para o sul. O percurso começa com uma descida de 3km e, em seguida, uma escalada de 20km com trechos íngremes em pouco menos de 2km. Em seguida, o ciclista descerá 3 km e depois subirá outros 3 km até a vila de Caravaggio.

De lá, segue um trecho de 40 km de colinas, próprio para a descida dos pelotões, ao longo das estradas tranquilas do interior e passagens por Farroupilha, Carlos Barbosa e Garibaldi.

Depois de Garibaldi, as colinas continuam, mas se tornam mais longas e escalonadas, com subidas de 2 a 4 km seguidas de descidas semelhantes. Aqui é onde os grupos começarão a se dividir.

Próximo do fim da volta, os ciclistas se dividem em quem vai continuar pedalando o longo percurso, virando à esquerda para dar uma volta deslumbrante pelo Vale dos Vinhedos, e quem segue para a linha de chegada do percurso médio.

A volta para oeste é de 60km e percorre o coração da região vinícola de Bento Gonçalves, entre as colinas cobertas de vinhedos, O loop tem muitas subidas e, ao chegar à parte mais ocidental do circuito, inicia uma descida íngreme até Santa Tereza e, em seguida, a subida mais longa do dia: 12 km e média de 4%. Mais algumas subidas íngremes e, para completar o circuito, 5 km finais rápidos e planos até a linha de chegada onde o dia começou, de volta à Fundaparque.