Esportes

Sem Suárez e pouco inspirado, Grêmio vence Atlético-MG e recupera vice-liderança

Tricolor teve atuação ruim, mas contou com gol de garoto da base ainda no primeiro tempo

Ronald anotou primeiro gol como profissional logo na estreia
Ronald anotou primeiro gol como profissional logo na estreia (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

Além da já confirmada ausência de Luís Suárez, o Grêmio teve um desfalque de última hora. O volante paraguaio Mathías Villasanti sentiu um desconforto muscular, e acabou ficando de fora partida contra o Atlético Mineiro. E, as ausências foram sentidas dentro de campo. Em uma partida pouco inspirada, o Tricolor conseguiu um gol ainda no início da partida e se segurou por mais de 80 minutos e os acréscimos. Com a vitória por 1 a 0, a equipe de Renato Portaluppi chegou aos 29 pontos e recuperou a vice-liderança do Brasileirão na noite deste sábado (22).

O triunfo diante de mais de 37 mil torcedores na Arena do Grêmio encurtou, momentaneamente, a distância para o líder Botafogo. Agora, o Tricolor está a 10 pontos do alvinegro carioca e com uma partida a menos. Vale lembrar que a equipe de Tiquinho Soares e companhia entra em campo pela 16ª rodada neste domingo contra o Santos.

Guri da base marca no início do jogo

O jogo começou bastante pegado, tanto que logo aos quatro minutos o zagueiro Bruno Uvini recebeu cartão amarelo por falta em Hulk no meio-campo. Aos 10, após cobrança de escanteio de Cristaldo, a aposta de Renato Portaluppi deu certo. O volante Ronald cabeceou forte e mandou para o fundo das redes. 1 a 0. Gol do camisa 35 na sua estreia pelo time profissional do Grêmio. Aos 13, foi a vez de João Pedro tentar de dentro da área, mas a bola parou na defesa. A partida começou animada na Arena.

Posterior ao gol marcado pelo Tricolor, o Atlético-MG passou a ter mais a posse de bola, porém, não conseguia criar chances de perigo à defesa gremista. Até os 28 minutos o Galo havia finalizado duas vezes, ambas sem chegar à meta do goleiro Gabriel Grando. A ausência de Luís Suárez passou a ser sentida na mesma metida que os visitantes tinha a bola. Sem o camisa 9, a bola pouco ficou no ataque, mesmo com a vantagem no placar. Substituto do uruguaio, André Henrique pouco criou no primeiro tempo.

Aos 38, enfim o Atlético teve uma boa chance. Após cruzamento de Pavón, Paulinho apareceu livre na pequena área. Porém, o camisa 10 cabeceou fraco e para fácil defesa de Grando. A partir dos 40 minutos, a partida ficou truncada. Enfim, aos 46, o Galo teve um lance claro. Battaglia arriscou de dentro da área e o camisa 12 do Tricolor mandou para escanteio. No lance seguinte, foi a vez de Pavón chutar do meio da rua para nova bela defesa do goleiro gremista. Aos 49, Rubens recebeu cartão amarelo por falta em Bitello.

Mesmo com mais posse de bola e as chances claras no final do primeiro tempo, o Atlético Mineiro de Felipão não conseguiu empatar a partida. Dessa forma, o confronto foi para o intervalo em 1 a 0 para os donos da casa.

Grêmio se segura no segundo tempo

Mesmo vendo o Grêmio com menos posse de bola na etapa inicial, Renato Portaluppi voltou com o mesmo time do intervalo. Nos primeiros cinco minutos, o Tricolor se mostrou desconfortável dentro de campo, com muitos erros de passe e sem conseguir ir ao ataque. Aos seis, Paulinho recebeu dentro da área, driblou Uvini e chutou forte, a bola foi na rede pelo lado de fora. Sentindo a necessidade de uma referência no ataque, aos 16, Renato colocou o jovem paraguaio Freddy Nogueira, também estreante, no lugar de André Henrique.

Posteriormente, Felipão também mudou a sua equipe. Entraram Alisson e Saravia para as saídas de Pavón e Mariano. Já aos 22, Ronald e Bitello deram lugar a Mila e Ferreira. Após as mudanças, o Galo voltou a ir para cima. Aos 23, Igor Gomes recebeu sozinho e tentou chutar de dentro da área, mas o capitão Kannemann mandou para escanteio. Três minutos depois foi a vez do Tricolor voltar a assustar. Ferreira fez bela jogada pela esquerda e tocou para Mila. O volante chutou forte e por cima do gol.

Mesmo com as mudanças feitas pelos treinadores, a partida seguiu da mesma forma: Atlético com a bola e sem oferecer riscos; Grêmio se defendendo. Aos 30, Alan Kardec entrou no lugar de Igor Gomes para o Galo ter um centroavante fixo. E a mudança de Felipão surtiu efeito aos 36. Alisson cruzou da direita e Kardec cabeceou entre os zagueiros gremistas para o fundo das redes. Após alguns minutos de revisão no VAR, o gol foi anulado por impedimento. Após o lance, Renato promoveu outra estreia. O paraguaio Iturbe entrou no lugar de Cristaldo.

Aos 43, Pedrinho entrou no lugar de Rubens em mais uma tentativa de empurrar o Grêmio para a defesa. Mesmo assim, não foi suficiente para buscar o empate. Fim de jogo em vitória Tricolor por 1 a 0.

Ficha técnica

Grêmio

Escalação: Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Uvini, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo e Ronald (Mila); Cristaldo (Iturbe), Bitello (Ferreira) e André Henrique (Freddy Nogueira).

Gol: Ronald

Cartões amarelos: Bruno Uvini, Gabriel Grando, Reinaldo

Atlético-MG

Escalação: Everson; Mariano (Saravia), Igor Rabello, Lemos e Rubens (Pedrinho); Battaglia, Otávio e Igor Gomes (Alan Kardec); Pavón (Alisson), Paulinho e Hulk

Cartões amarelos: Rubens, Saravia, Alisson