
Caxias do Sul recebe, neste domingo (20), a sua primeira edição da Taça das Favelas. As partidas iniciam às 9h no Centro Esportivo Municipal, no bairro Cinquentenário. Essa é a principal competição futebolísticas entre favelas do mundo, e agora desembarca na Serra Gaúcha com realização da Central Única das Favelas (CUFA).
Para a realização da Taça das Favelas, o Governo do Estado aportou cerca de R$ 500 mil por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), uma vez que a competição estará dentro do Programa RS Seguro. O anúncio da competição em Caxias do Sul foi feito no mês de abril.
Dessa forma, o torneio realizado em solo caxiense, é exclusivo para moradores de favelas e periferias, e contará com a participação de equipes de 25 cidades diferentes, de diversas regiões do Rio Grande do Sul. São esperadas equipes de Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Viamão), além de Montenegro e Frederico Westphalen.
As partidas da Taça das Favelas em Caxias do Sul serão abertas ao público. Além da realização e organização da CUFA, a competição também conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel).