Esportes

Presidente da CBF não atende pedido do governo e mantém rodada do Brasileirão

Ednaldo Rodrigues disse que decisão de parar o campeonato depende de Conselho Técnico dos clubes

Presidente da CBF concedeu entrevista nesta sexta-feira. Foto: Rafael Ribeiro / divulgação
Presidente da CBF concedeu entrevista nesta sexta-feira. Foto: Rafael Ribeiro / divulgação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu ofício do Ministério do Esporte pedindo a paralisação do Campeonato Brasileiro feminino e masculino devido às enchentes no Rio Grande do Sul. No entanto, a entidade optou por manter a rodada do final de semana e vai consultar os clubes em conselho técnico extraordinário no início da semana que vem. 

 

O presidente Edinaldo disse em entrevista coletiva nesta sexta-feira (10) que  “toda decisão com relação a uma competição — começar, ter, suspender, prorrogar, adiar —, a CBF vai discutir de maneira conjunta com os clubes. O poder da CBF não é um poder supremo e absoluto. É um poder limitado”, garantiu.

 

Enaldo falou também sobre o pedido do ministro do Esporte, André Fufuca (PP/MA), que expressamente solicitou a parada das competições.

 

“A gente respeita muito todos os segmentos do governo, porém toda a construção do futebol brasileiro está num Conselho Técnico de clubes, isso envolve todas as competições. Tem que reunir o Conselho Técnico. Quando define uma competição, a CBF faz reuniões de Conselho Técnico da Série A, da B, da C, da D e das competições de base. Se pede uma paralisação, nós vamos dar conhecimento a cada clube, a cada série desses clubes, para que eles possam se posicionar com relação ao documento do Ministério do Esporte. E a partir daí, se for necessário, reunir o Conselho Técnico para que eles possam deliberar. “Olha, podemos parar toda a competição?”, finalizou.