Membro do Comitê Organizador das provas de cilcismo da 24ª Surdolimpíadas de Verão, Felipe Pimpão, comentou em entrevista ao Grupo RSCOM sobre a escolha da cidade para ser a subsede oficial do evento e receber as provas da modalidade no Santuário de Caravaggio.
Ao todo, foram cinco dias de provas de estrada na comunidade, entre elas, a da última sexta-feira (06), que tomou conta da ERS-122, entre Farroupilha e Caxias do Sul e contou com a participação de cerca de 60 atletas, entre masculino e feminino, com largada e chagada em frente ao Santuário.
Pimpão fez uma avaliação das provas na cidada e falou sobre o nível das competições.
“O evento rodou muito bem. Tivemos a questão do clime, principalmente no começo da semana, com muita chuva. Mas o nível dos atletas tem nos impressionado, principalmente os que vem de outros paises, os europeus e os americanos estão andando muito bem, com um ritmo bastante forte. E principalmente nessas dinâmicas de provas de estradas bem desenvolvidas, tem sido uma experiência muito gratificante para a nossa seleção brasileira. Tem sido um intercâmbio muito com a troca dessas técnicas”, disse.
Nesta segunda-feira (09) e na terça-feira (10), as provas de ciclismo irão continuar com o Mountain Bike, que chega até o Salto Ventoso, utilizando as trilhas e as belas paisagens do interior de Farroupilha.
Além do clicsmo, a cidade também está recebendo os jogos do futebol feminino, disputados no Estádio das Castanheiras, e do tênis de mesa, que ocorrem no Parque Cinquentenário.
A programação da 24ª Surdolímpiadas de Verão segue até o dia 15 de maio, com a participação de 79 países e mais de 4.500 atletas, divididos em 20 modalidades. A primeira edição dos jogos ocorreu em Paris, em 1924, e Caxias do Sul é a primeira cidade da América Latina a receber as provas.