Faltando pouco menos de um ano para os Jogos Paralímpicos, a nadadora Larissa Rodrigues, de 18 anos, terá uma competição de grande relevância por uma vaga em Paris 2024. Na sexta-feira (1º), a atleta, que é natural de Ipê, mas atualmente mora e treina em Caxias do Sul, disputa a seletiva para os Jogos Parapan-Americanos, que acontecem no mês de novembro em Santiago, capital do Chile. A competição desta semana será no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo.
No evento em São Paulo, Larissa Rodrigues, que representa o Recreio da Juventude nas piscinas, disputará quatro provas: 50m borboleta, 50m costas, 50m Peito e nos 150m medley. O evento não terá fases classificatórias, com as provas ocorrendo multiclasses. A atleta da Serra Gaúcha disputa nas classes S3, SM3 e SB3.
O Brasil contará com, no máximo, 40 atletas. Sendo assim, além de conquistar o índice pelo tempo, Larissa Rodrigues também precisa aparecer na convocação da Seleção Brasileira, realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A nadadora do Recreio irá acompanhada da técnica Daniela Gonzalez. Ao todo, 58 atletas participam do evento na capital paulista.
Além da nadadora, a Serra Gaúcha tem outras duas esperanças para os Jogos Paralímpicos de Paris. O judoca Marcelo Casonova, que na última semana ficou com o bronze nos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). E, também Maria Eduarda Stumpf, que busca uma vaga nas Olimpíadas pelo Taekwondo.