Esportes

Gestão do elenco e recuperação na Série B marcam chegada de Thiago Carpini ao Juventude

Novo comandante foi apresentado na manhã desta segunda-feira no Estádio Alfredo Jaconi

Thiago Carpini foi eleito melhor treinador do Paulistão
Thiago Carpini foi eleito melhor treinador do Paulistão (Foto: Gabriel Tadiotto/EC Juventude/Divulgação)

A boa relação com executivo de futebol, Júlio Rondinelli, e o consenso entre a diretoria fizeram com que Thiago Carpini aceitasse o desafio de comandar o Juventude na sequência da Série B. Vice-campeão paulista com o Água Santa e eleito o melhor treinador da competição, ele tem agora a missão de tirar o Verdão da zona de rebaixamento à Série C.

Carpini, que foi apresentado na manhã desta segunda-feira (15), estava com passagens aéreas compradas para a Europa, onde concluiria o curso de treinador da UEFA e também realizaria estágio em clubes do Velho Continente. No entanto, optou por aceitar o convite.

“Para eu estar hoje aqui no Juventude eu abri mão de muita coisa, de um projeto de vida e de carreira, de uma continuidade. Então, isso mostra o tamanho do respeito em estar aqui, vestir essa camisa e fazer parte dessa grande história”, destacou em sua chegada.

O novo comandante do Juventude destacou que o bom trabalho feito no Água Santa ficou para trás. Ele também não quis traçar panoramas entre que buscará desenvolver no Estádio Alfredo Jaconi com os antecessores.

“Coisas boas que foram feitas a gente tem que aproveitar e dar sequência. Aquilo que a gente pensa de maneira diferente vamos ajustar. Mas a reposta é por conta da capacidade do grupo, eles ganharam mais um cara que vai correr junto”.

Durante a coletiva de imprensa, Thiago Carpini lembrou do período em que comandou o Guarani na Série B de 2019. Em um momento que assumiu o clube na zona de rebaixamento, com 12 pontos atrás do primeiro clube fora do Z4. Segundo ele, o trabalho no Juventude também será no aspecto de elevar a moral e o anímico do grupo de atletas.

“O futebol requer muito isso, a gestão de pessoas de grupo. Entender a individualidade de cada ser humano, de cada ‘ser atleta’, porque acho que caminham junto. Então saber de que maneira extrair o melhor de cada um deles, criar comportamentos que facilitem isso”.

Com os pés no chão, Carpini afirmou que não é momento de já traçar um possível acesso à Série A, tampouco de acreditar que a temporada está perdida. E pediu paciência e continuidade para que a situação dentro do clube melhore e que os objetivos possam ser alcançados.

“A grandeza do Juventude, a capacidade desse elenco, o respaldo que eu já percebi que vamos ter, a gente tem que falar de um campeonato de recuperação jogo a jogo”.

O contrato de Thiago Carpini com o Juventude vai até novembro de 2023. A estreia do novo comandante será no próximo domingo (21) contra a Chapecoense, às 11h, na Arena Condá.

 

Confira abaixo a coletiva de imprensa.