Futebol

Grêmio vence Fluminense de virada e larga em vantagem nas oitavas da Libertadores

Reinaldo marcou duas vezes e garantiu o resultado positivo por 2 a 1, no Couto Pereira

Grêmio
Foto: Albari Rosa / AFP

O Grêmio largou em vantagem nas oitavas de final da Libertadores. Tricolor venceu o Fluminense de virada por 2 a 1, no Couto Pereira. Reinaldo marcou os dois gols dos gaúchos. Lima fez para os cariocas. Na próxima terça-feira, às 19h, no Maracanã, os comandados de Renato Portaluppi jogam por um empate para avançar às quartas de final.

Melhor chance foi dos cariocas

Com Braithwaite entre os titulares, Renato desfez o esquema com três zagueiros. Porém, a ideia de pressionar os cariocas desde o início não funcionou. Pelo contrário, foi o Fluminense que dominou a primeira parte do jogo. Com bom toque de bola no meio-campo, os visitantes controlaram as ações e chegaram com perigo. Aos 12, após cobrança de escanteio, Thiago Silva desviou de cabeça e Marchesín fez a defesa. Dois minutos depois, em boa troca de passes, Alexsander serviu Árias, que invadiu a área e teve o chute travado por Jemerson.

Aos 15, enfim o Grêmio chegou. Após tabela pelo lado direito, Pavón serviu Cristaldo, que bateu cruzado para fora. Aos 20, Martinelli sentiu em choque de cabeça e precisou ser substituído por Keno. Os cariocas seguiram melhores e quase abriram o placar. Aos 23, em cobrança de falta ensaiada, Samuel Xavier achou Arias sozinho na grande área. O camisa 21 finalizou de primeira, Marchesín desviou e Rodrigo Ely salvou quase em cima da linha.

Aos poucos, o Tricolor gaúcho equilibrou a etapa final. Com marcação mais alta e recuperando a bola com mais facilidade, os comandados de Renato Portaluppi passaram a ter mais presença ofensiva. Aos 26, em jogada de velocidade, Soteldo encontrou Pavón, que chutou por cima do gol. Aos 37, Dodi pegou a sobra e mandou por cima da meta de Fábio.

Virada gremista e vantagem para o Rio

O Grêmio iniciou o segundo tempo pressionando mais. Com bolas pelo lado, os gaúchos tentaram cruzamentos para Braithwaite, mas a zaga carioca estava atenta para fazer os cortes. Mas foi o Fluminense que abriu o placar no Couto Pereira. Aos 12, Ganso cruzou na medida para Lima, que havia acabado de entrar, finalizar de voleio no canto esquerdo de Marchesín: 1 a 0.

Em desvantagem, Renato recorreu ao banco de reservas. Monsalve e Gustavo Nunes foram a campo. Aos 19, os gaúchos quase empataram. Após troca de passes, Villasanti finalizou de esquerda, com perigo à esquerda da meta de Fábio. O empate e a virada gremista não demoraram para acontecer. Aos 26, Soteldo cruzou e Esquerdinha tocou com a mão dentro da área. O pênalti foi marcado. Reinaldo bateu com categoria no ângulo direito de Fábio: 1 a 1. Três minutos depois, em cobrança de falta lateral, Reinaldo marcou de novo: 2 a 1.

Aos 38, após consulta no VAR, Rodrigo Ely foi expulso por agredir Ganso. Dessa forma, os minutos finais foram de pressão do Fluminense, porém sem conseguir criar uma grande chance para empatar o jogo.