Os Jogos Olímpicos integram o maior evento esportivo do planeta. Nas últimas olimpíadas, em Tóquio, foram 46 modalidades que disputaram medalhas, contando com com cinco novos esportes integrando o programa olímpico, entre elas o surfe, beisebol, caratê, escalada esportiva e skate. E, mais uma vez, o antigo futebol de salão, hoje mais conhecido como futsal, ficou no sonho olímpico.
Inclusive, esse é o título do livro digital lançado recentemente pelo presidente de Honra Vitalício e fundador da Associação Carlos Barbosa de Futsal, ACBF, Clóvis Tramontina. Apaixonado pelo esporte desde criança, o empresário tem erguido a bandeira em defesa da modalidade com o objetivo de ver o futsal se transformar em esporte olímpico.
“Futsal: O Sonho Olímpico”, conta com oito capítulos e 21 páginas, que relatam a história de mais de seis décadas do esporte, informações sobre a campanha #FutsalnasOlimpíadas, iniciada pela Liga Nacional de Futsal, além dedicar um capítulo especial sobre a ACBF e o município de Carlos Barbosa, que foi reconhecido como a Capital Nacional do Futsal em 2017.
Em entrevista à reportagem do Grupo RSCOM, Clóvis explicou que as Olimpíadas têm como objetivo apresentar o que há de melhor no esporte mundial e, certamente, impulsionaria ainda mais o Futsal valorizando a modalidade e seus atletas.
“O Futsal já constrói a pelo menos seis décadas, uma história de superação, garra, desenvolvimento e profissionalismo. Praticado por meninos e meninas, homens e mulheres, conta com uma história que merece ser contada e apreciada pelo mundo. Tornar o Futsal um esporte Olímpico dá a modalidade a seriedade e a visibilidade que merece”, conta Tramontina.
O material, que pode ser acessado de forma gratuita, foi encaminhado para diversos clubes, ligas, federações, atletas e ex-atletas, autoridades políticas, dirigentes e setores do esporte. Ainda, em julho, Clóvis reforçou o seu pedido junto ao presidente Jair Bolsonaro, durante encontro que aconteceu no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Aos apoiadores da causa agora resta aguardar trâmites e decisões ente o Comitê Olímpico Internacional e FIFA. Mas, o que sabemos, é que o Brasil é a principal potência mundial do futsal, sendo o quinto esporte mais praticado do país.
De acordo com a COI, as modalidades esportivas das Olimpíadas de Paris 2024 já estão definidas e oficializadas, sem chances para a possível inclusão do Futsal. Mas, quem sabe, em um futuro próximo, veremos o Futsal nas Olimpíadas de Los Angeles 2028. O livro digital de Clóvis Tramontina pode ser conferido de forma gratuita, através deste link.
Confira a entrevista completa em vídeo: