
Seis dos 12 pênaltis batidos pelo Grêmio na temporada de 2023 foram desperdiçados. Nesse baixo desempenho chama atenção os erros da principal contratação da equipe para e temporada. Entre batidas durante a partida, e também na disputa contra o Ypiranga de Erechim nas semifinais, o uruguaio Luís Suárez errou três das quatro vezes que foi para a batida.
O baixo aproveitamento dos jogadores do Tricolor também foi pauta para Renato Portaluppi na coletiva de imprensa após a vitória contra o Santos. Segundo o treinador do Grêmio, ao menos três jogadores treinam cobranças de pênaltis todos os dias.
“(…) tanto é que na preleção eu sempre designo três ou quatro jogadores para eles conversarem dentro do campo, trocarem ideias e quem tiver com a confiança maior pode bater”.
Sobre a confiança, ele disse que Suárez “sempre está confiante”, por isso é o cobrador oficial da equipe durante as partidas. Além dele, que desperdiçou em três oportunidades com a bola rolando (contra o Ypiranga, Ferroviário e Santos), Éverton Galdino também não converteu contra o Caxias na estreia do Tricolor no Gauchão.
“Vamos conversar, eu tenho a certeza que vai melhorar. Porque foi o que eu falei, treinar eles treinam”, falou o treinador.
Vale lembrar que no jogo de volta das semifinais do Gauchão contra o Ypiranga, o lateral-esquerdo Reinaldo e o centroavante Diego Souza também erram suas batidas.
A próxima partida do Grêmio no Brasileirão será no sábado (22) contra o Cruzeiro, no Mineirão, às 21h. Com a vitória sobre o Santos, o Tricolor terminou a rodada inaugural na nona posição.