Neste domingo (24), o Esportivo venceu o Avenida pelo placar de 1 a 0 no jogo de volta das finais da Divisão de Acesso. Mesmo com a vitória, o time de Bento Gonçalves ainda não foi considerado campeão, em virtude de uma determinação do STJD.
O time foi para campo com: Copetti; Márcio, Chicão, Tairine e Magal; André, Fabrício, Hipólito; Cris Magno, Caio Vieira e João Pedro.
Antes da partida, o treinador Carlos Morais foi homenageado pelos 50 jogos no comando da equipe. Ele que também foi responsável por dois acessos do Tivo.
Primeiro tempo
Por jogar em casa, o Esportivo começou a partida indo ao ataque e pressionando o Avenida. Logo aos sete minutos, Cris Magno arriscou chute da entrada da área, mas Rodrigo espalmou para escanteio. Posteriormente, aos 14, João Pedro recebeu da entrada da área, chutou de esquerda, e marcou. 1 a 0 para o Alviazul. Aos 23, o camisa 9 errou o alvo dentro da pequena área.
O Avenida começou a demonstrar reação após a metade da etapa inicial. Aos 26, Dandan arriscou de dentro da área para defesa de Copetti. Um minuto depois, novamente o 7 do Nida tentou, agora em cobrança de escanteio, pada fora.
Já no final do primeiro tempo, aos 40 minutos o Tivo teve outra chance clara. Dessa vez, João Pedro arriscou após bola na trave, e o goleiro Rodrigo defendeu mais uma.
Sendo assim, a etapa inicial acabou em 1 a 0 para o Esportivo.
Segundo tempo
Os primeiros minutos da etapa final foram disputados. Mesmo com o resultado ao seu favor, o Tivo seguiu no ataque. Aos nove, o Avenida teve sua primeira boa chance em cobrança de falta, porém, a bola ficou na barreira.
Posteriormente, a partida ficou faltosa, principalmente, pelo lado dos donos da casa. Aos 15, novamente o time de Santa Cruz do Sul parou na defesa. Aos 21, Magal arriscou de fora da área para o Alviazul, mas a bola foi para fora e sem perigos. Aos 27, após cruzamento da direita, João Pedro cabeceou para fora.
A partir dos 30 minutos, o Esportivo voltou a ter o domínio da partida, sendo pouco ameaçado pelo adversário. Mesmo com a entrada do experiente Alexandre, o Avenida pouco produziu na segunda metade da etapa final. Aos 44 o Tivo parou novamente no goleiro Rodrigo do Avenida.
Dessa forma, o Esportivo venceu o Avenida pelo placar de 1 a 0. Mesmo sem a taça, a torcida gritou: “é campeão” para o time.
O time comemorou em campo com uma taça simbólica.
Sem taça
Mesmo que o Esportivo tenha vencido a partida em campo, a taça não foi entregue. No último sábado (23), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), determinou que o campeão não fosse homologado neste domingo.
A ação é em virtude da análise de uma possível escalação irregular de um jogador do Avenida, em partida da fase de grupos, contra o Santa Cruz, em 15 de maio.
O casa estará na pauta do STJD no próximo dia 4 de agosto.
Foto: Enio Bianchetti/Esportivo/Redes Sociais