Na noite deste domingo (1) ocorreu a abertura oficial da 24º Surdolímpiadas, no ginásio do Sesi. A equipe do Brasil esteve presente e estava bastante animada com o evento internacional. Nesta segunda-feira (2), começam as participações em diversas modalidades.
Em Caxias, ocorrem às 14h jogos no Handebol feminino, entre Argentina x Brasil na UCS e no mesmo horário a equipe masculina de Futebol disputa contra a Itália no Campo Gianella.
Nesta terça-feira (3) haverá as 12h: Handebol Masculino (Brasil x Sérvia – UCS); 12h30min: Basquete Masculino (Brasil x China – Ginásio Vascão) e 14h: Futebol Feminino (Brasil x EUA – Estádio das Castanheiras).
No total, a seleção brasileira é composta por 199 surdoatletas, sendo 110 homens e 89 mulheres. Dentre esses, 45 surdoatletas são do Rio Grande do Sul. Somando os 38 integrantes de comissões técnicas, a delegação brasileira terá 237 pessoas.
Seis surdoatletas caxienses e um santa-mariense, que reside no Município há quase uma década, competirão nas modalidades de basquetebol feminino e masculino, e também no tiro esportivo feminino. Além dos competidores, 28 profissionais, dentre técnicos, médicos, fisioterapeutas, intérpretes e preparadores físicos locais, estão escalados para atuar na seleção brasileira. Até o momento, 134 voluntários da cidade estão envolvidos no evento.
A programação completa está no site oficial do evento. Confira aqui.
As Surdolímpiadas ocorrem ainda em Farroupilha e em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O evento segue até 15 de maio.