Comportamento

Com sobras, Max Verstappen lidera dobradinha da Red Bull no Grande Prêmio do Azerbaijão

www.formula1.com
www.formula1.com

Foi disputado na manhã deste domingo (12), o Grande Prêmio do Azerbaijão, 8ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2022. O vencedor da prova foi o atual campeão do mundo Max Verstappen, o segundo colocado foi o  companheiro de Verstappen, Sergio Pérez e fechando o top-3 George Russel com sua Mercedes. Largando na pole, Charles Leclerc abandonou a prova.

Na largada, o pole position Charles Leclerc pulou bem, mas de uma forma ousada Sergio Pérez colocou sua RBR de lado e ultrapassou o piloto da Ferrari logo na curva 1, este que manteve Verstappen e Carlos Sainz logo atrás. Nas voltas seguintes o piloto mexicano foi abrindo vantagem para os principais concorrentes. 

Leclerc parecia não ter ritmo para acompanhar Pérez, da mesma forma que Sainz não acompanhava Verstappen. Na 10ª volta da corrida a primeira decepção da Ferrari se deu com o abandono de Sainz. O espanhol que guia o carro 55 teve problemas hidráulicos. 

O abandono da Ferrari fez com que o Virtual Safety-Car fosse acionado, levando Leclerc a parar nos boxes na volta 10 para realizar a sua primeira parada. 5 voltas depois, Max Verstappen conseguiu chegar perto de Pérez, efetuando a ultrapassagem no final da grande reta. Na sequência os pilotos começaram a fazer suas paradas de box. O primeiro foi Pérez na volta 17, com Verstappen parando na 19, foi então que o segundo ato da decepção ferrarista se deu quando Charles Leclerc, com problemas no motor do seu carro abandonou a disputa na volta 21. 

Após o abandono do carro 16, Verstappen foi para primeiro, com Pérez em segundo e Russel em terceiro e as brigas pelas primeiras posições se acalmaram, mas no meio do pelotão as disputas eram acirradas. A disputa entre Sebastian Vettel e Esteban Ocon, que já vinham próximos, teve seu ponto alto quando Vettel passou o francês por fora na volta 25.  

Na 26ª volta outra disputa era entre Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo, com o britânico passando o australiano e na 27ª Ocon foi novamente ultrapassado, dessa vez por Fernando Alonso, seu companheiro de equipe na Alpine. 

Outro Virtual Safety-Car foi acionado na volta 33 quando Kevin Magnussen, com problemas em sua Haas, abandonou a corrida fazendo com que Verstappen, Pérez, Russel e Hamilton fossem aos boxes. Buscando alcançar a quarta colocação, Hamilton que havia trocado os pneus foi para cima da Alpha Tauri de Pierre Gasly, efetuando a ultrapassagem. 

O ritmo das Red Bull foi absoluto até o final da prova, com Verstappen chegando 20 segundos à frente de Pérez, que por sua vez chegou 25 segundos na frente de George Russel. Com o resultado, Max Verstappen chegou aos 150 pontos, com Pérez chegando aos 129 pontos e Leclerc, com os mesmos 116 pontos que iniciou o final de semana. No mundial de construtores, a Red Bull está com 279 pontos, a Ferrari aparece em segundo com 199 pontos e a Mercedes em terceiro com 161 pontos.

A próxima etapa do campeonato ocorre já no próximo final de semana, no Canadá, com a corrida sendo disputada no domingo (19). Confira a classificação final do Grande Prêmio do Azerbaijão.

Foto: F1