Com João Chianca no surf, Brasil chega a 52 vagas no Jogos Olímpicos de 2024

Chumbinho se junta a FIlipe Toledo e Tatiana Weston-Webb nos jogos de Paris

Publicado por
09:30 - 18/08/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
João Chianca vai para sua primeira Olímpiada

João Chianca vai para sua primeira Olímpiada (Foto: Gabriel Baron/COB/Divulgação)

O Brasil conquistou mais uma vaga no surf para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em seu segundo ano na elite do esporte, João Chianca, o Chumbinho, garantiu estará ao lado de Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb, que já estavam confirmados. A confirmação veio após a etapa do Taiti, Polinésia Francesa, mesmo local das provas olímpicas no ano que vem. Com mais essa vaga, o Brasil já tem 52 em nove modalidades diferentes.

João Chianca chegou ao Taiti em quarto no ranking e como segundo melhor brasileiro, posição mantida após o término da etapa. Mesmo eliminado nas oitavas de final do evento, ele foi beneficiado pelos resultados de seus concorrentes diretos na disputa, Gabriel Medina e Yago Dora.

“Estou muito feliz. Foi um ano de muitas novidades para mim, estou vivendo tudo pela primeira vez e brigar pela vaga olímpica era algo que não passava pela minha cabeça nos últimos quatro anos. Tudo acontece no tempo certo. Os Jogos Olímpicos em Teahupo´o vão ser um momento muito gigantesco para o surfe. É uma oportunidade incrível em nossas vidas, mas ainda tem um trabalho a ser feito”, destacou Chumbinho ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O Brasil ainda pode obter uma vaga extra no surfe masculino por meio do ISA Games 2024, que acontecerá em fevereiro, em Porto Rico. O país campeão por equipes no evento garantirá mais um atleta. O esporte entrou no calendário olímpico nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, e o primeiro campeão no masculino foi o brasileiro Ítalo Ferreira.

Já no feminino, além de Tatiana Weston-Webb, o Brasil ainda tem a possibilidade de mais duas vagas. Uma pelo ISA Games e outra via Jogos Pan-Americanos de Santiago, caso o país conquiste o ouro na competição continental.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp