Esportes

Clubes da Série A aprovam aumento do limite de jogadores estrangeiros em partidas do Brasileirão

Outra novidade é que os árbitros irão comunicar ao público as decisões revisadas pelo VAR nos jogos do Campeonato Brasileiro

Clubes da Série A aprovam aumento do limite de jogadores estrangeiros em partidas do Brasileirão
Foto: Joilson Marconne/CBF

Nesta terça-feira (5), representantes dos 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro 2024, juntamente com dirigentes da CBF, se reuniram para deliberar sobre as novidades nesta edição da competição. Um destaque inédito foi a participação dos capitães dos clubes no encontro, que foi realizado de forma virtual.

Uma das mudanças aprovadas por unanimidade diz respeito ao número de jogadores estrangeiros que os clubes podem inscrever. Agora, cada equipe poderá registrar até nove atletas de fora do país, um aumento em relação ao limite anterior de sete. Inicialmente, a Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) manifestou oposição, preocupada com possíveis impactos negativos para os jogadores brasileiros e da base.

VAR

Outra novidade é que agora as decisões revisadas pelo VAR serão comunicadas ao público durante os jogos do Campeonato Brasileiro. Os árbitros utilizarão o microfone, já em uso, para explicar as revisões realizadas. Essa medida foi aprovada pela FIFA e testada na final da Supercopa Feminina 2024, de forma bem-sucedida. Em uma situação específica, durante essa final, a árbitra anulou um gol do Cruzeiro marcado irregularmente por Byanca Brasil após recomendação do VAR, explicando o motivo diretamente ao público presente no estádio através do sistema de áudio.

Além disso, as 20 equipes também decidiram aprovar a permissão para realizar um treino nas vésperas das partidas nos estádios que possuam gramado sintético.

O Brasileirão 2024 está programado para iniciar sua primeira rodada em 13 de abril, com o término da competição marcado para 8 de dezembro.