Grêmio e Caxias, respectivamente campeão e vice, dominaram a seleção do Gauchão 2023. Os melhores da competição foram anunciados na noite de segunda-feira (10) pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Do time da Serra Gaúcha, destaques para o goleiro Bruno Ferreira e para o treinador Thiago Carvalho. Do lado Tricolor, pelo segundo ano seguido Bitello foi eleito o craque do torneio.
Somadas, as duas equipes colocaram oito jogadores entre os melhores do torneio. Na sequência, o Internacional foi a terceira equipe que mais teve indicados, com dois jogadores. Ypiranga e São José completaram o selecionado com um jogador cada.
Dessa forma, a seleção do Gauchão foi formada por: Bruno Ferreira (goleiro do Caxias); Mateus Pivô (lateral-direito do São José), Dirceu (zagueiro do Caxias), Bruno Alves (zagueiro do Grêmio) e PK (lateral-esquerdo do Ypiranga); Pepê (volante do Grêmio), Marlon (volante do Caxias), Bitello (meia do Grêmio) e Alan Patrick (meia do Internacional); Pedro Henrique (atacante do Internacional) e Luis Suárez (atacante do Grêmio), além de Thiago Carvalho (treinador do Caxias).
Já as premiações de “Craque” e de “Artilheiro do Gauchão” ficaram com a dupla Gre-Nal. O meio-campista Bitello, do Grêmio, foi escolhido o melhor jogador do campeonato. Pedro Henrique, atacante do Inter, ficou com a artilharia da competição com oito gols marcados.
Ainda assim, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra foi eleito o melhor dirigente. O São Luiz de Ijuí recebeu o prêmio Fair Play, dado para a equipe mais leal da competição. Rafael Rodrigo Klein foi eleito o melhor árbitro e Maurício Coelho Silva Penna o melhor árbitro assistente.