Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá Taça das Favelas de futebol

Maior campeonato de futebol entre favelas do mundo ocorrerá pela primeira vez na cidade

Campo Municipal em Caxias do Sul; cidade receberá Taça das Favelas
Campo Municipal em Caxias do Sul; cidade receberá Taça das Favelas (Foto: Gisele Nozari/Prefeitura/Divulgação/Arquivo)

Ainda sem data definida para ocorrer as partidas, Caxias do Sul receberá o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. A Taça das Favelas será realizada pela primeira vez no município. O anunciou foi feito na quarta-feira (19) pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

Ontem, o titular da Smel, Gabriel Citton, junto do coordenador da pasta, Marcos Wilson, recebeu o responsável pela Central Única das Favelas (CUFA) em Caxias, Chiquinho Divilas, e o presidente do Vilas Espaço Cultural do Beltrão de Queiroz, Fernando Morais. Dessa forma, alinharam o apoio do Executivo à Taça das Favelas.

Conforme Divilas, a chegada da competição a Caxias do Sul é uma forma de mostrar a potencialidade que se encontra nos becos e vielas e que muitas vezes não são lembradas.

“Vejo como uma oportunidade gigantesca, principalmente para as crianças e adolescentes que buscam essas oportunidades. Muitas vezes, esses talentos não chegam aos grandes clubes. Então, acho que a gente une o útil ao agradável. E, de certa forma, termos como parceria a Secretaria de Esporte do Município, mostra esse engajamento. Todos focados no mesmo objetivo”, destaca Chiquinho Divilas.

Citton também destacou a importância de realizar a Taça das Favelas em Caxias do Sul por meio de parceria com a CUFA, além de gerar interesse para atletas de outros municípios da região.

“(…) além de fomentar o esporte, tem a questão da cidadania. Fazer essa parceria com essas entidades públicas e privadas que também focam nisso, é muito importante para o Município”, disse do titular da Smel.

O Termo de Fomento para o investimento do Governo do Rio Grande do Sul na realização do Taça das Favelas no Estado foi firmado pelo secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, junto ao governador Eduardo Leite (PSDB). O projeto terá o investimento de R$ 450 mil, recurso oriundo do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado (PISEG/RS), e será executado pela CUFA.