Com o objetivo de movimentar a região da Serra Gaúcha e propiciar momentos únicos às pessoas apaixonadas e praticantes do voleibol, o 6º Torneio Internacional de Vôlei Master Serra Gaúcha ocorre em Bento Gonçalves entre os dias 27 e 29 de setembro. O início dos jogos será na sexta-feira (27), às 13h, e serão divididos entre as categorias Masculino, Feminino de 40, 50 e 60+, em jogos simultâneos no Ginásio Municipal de Esportes, no Sesi e no Susfa.
De acordo com o coordenador técnico, Fernando Mendes Rabelo, neste ano o torneio terá em torno de 31 equipes confirmadas, com cerca de 400 atletas. Em pesquisa feita o ano passado, chegou-se a uma conclusão que 74% desses atletas trazem acompanhante. Somente uma das equipes é da Capital Nacional do Vinho.
“Nós podemos chutar por baixo. No mínimo 600 pessoas que vão estar em Bento Gonçalves durante, no mínimo, três dias. Como tem pessoas que vêm de fora do Estado, elas vêm também para fazer turismo, temos uma parceria com empresas da cidade que nos auxiliam. Então, essas pessoas circulam nesse meio gerando comércio, lucratividade para a nossa região”, diz o coordenador.
Neste ano, com uma característica peculiar em função da dificuldade de voos e valor das passagens, o evento contará com mais equipes do Estado e menos de outras regiões do país.
“Inclusive, a categoria 65+ não vai acontecer porque todas as equipes e atletas acima de 65 anos, vários ainda vêm na categoria 60, mas muitos com mais de 70 anos eram de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E essas equipes não virão em função das passagens”, afirma Rabelo.
Conforme Rabelo, a maior prova de que o torneio é reconhecido e estabilizado nacionalmente é a homenagem que receberam há 15 dias atrás na Super Liga Nacional de Vôlei Master, criada pela Confederação Brasileira.
“Fomos homenageados pelo nosso torneio, pela iniciativa de termos um torneio para este grupo de pessoas, Masters, e além disso, hoje nós somos o único na região sul que é classificatório para a Superliga de 2025. Então, as equipes que ganharem o nosso campeonato e ficarem em primeiro lugar nas categorias 40 e 50 masculino e feminino, garantem vaga na Superliga de 2025”, detalha.
As expectativas em relação ao número de espectadores e à participação da comunidade local prevista pelo coordenador é de cerca de 1 mil pessoas por dia. Além disso, pela primeira vez no evento, será feito um centro de convivência aberto ao público na Rua Coberta, com shows e food trucks.
“Nós sempre organizamos um jantar, onde a gente faz homenagens a pessoas relevantes, premiamos atletas de destaques em todas as categorias, distribuímos brindes e tem show musical, atrações da nossa cultura. Pela primeira vez não vamos fazer um jantar, vai ser aberto pra todo mundo, gente da comunidade, ninguém paga nada. Terá um show na sexta-feira às 19h. No sábado tem show às 15h e às 17h, além de às 19h ter a entrega dos prêmios dos troféus Atleta Destaque, a homenagem, distribuição de brindes. Às 20 horas tem o show principal com a banda Louca Vontade. Isso tudo é gratuito, quem chegar vai ser super bem-vindo, gostando de vôlei ou não, jogando ou não, o importante é estar conosco”, convida Rabelo.
Confira a programação completa:
Sexta-feira, 27 de setembro
13h às 22h: Jogos das categorias 40, 50 e 60+ no Ginásio Municipal de Esportes, no Sesi e no Susfa
15h às 23h: Área de convivência com food trucks, exposição de artigos esportivos – Rua Coberta
19h: Show Joce Sampaio – Rua Coberta
Sábado, 28 de setembro
8h às 18h: Jogos das categorias 40, 50 e 60+ no Ginásio Municipal de Esportes, no Sesi e no Susfa
10h às 23h: Área de convivência com food trucks, exposição de artigos esportivos – Rua Coberta
15h: Show Wladi Costa – Rua Coberta
17h Show Darwin Gerzson – Rua Coberta
19h: Premiações e homenagens – Rua Coberta
20h – Show Louca Vontade – Rua Coberta
Domingo, 29 de setembro
8h às 13h: Jogos das categorias 40, 50 e 60+ no Ginásio Municipal de Esportes e no Sesi
10h às 15h: Área de convivência com food trucks, exposição de artigos esportivos – Rua Coberta