Falta pouco para o judoca caxiense Marcelo Casanova estrear nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Neste sábado (7), o atleta enfrentará Evan Molloy, da Grã-Bretanha, um adversário conhecido por Casanova: eles já se enfrentaram cinco vezes, com vantagem de três vitórias para o brasileiro. O embate, válido pelas quartas de final, ocorrerá na Arena do Champ de Mars, na capital francesa, e terá cobertura do Portal Leouve, em parceria com a Esporte Serra.
Para aquecer a torcida, os veículos prepararam dois vídeos que trazem um guia completo do judô paralímpico. O sensei Alexandre Vanin explica o que você precisa saber sobre o esporte, com demonstração feita por atletas do Recreio da Juventude, clube de Casanova. O primeiro episódio já está no ar no YouTube.
Vanin explica que uma das diferenças entre o judô convencional e o paralímpico é que, neste último, os atletas partem ao ataque com uma pegada estabelecida, chamada kumi-kata, na qual ambos seguram a gola e a manga do adversário.
A regra não permite, por exemplo, que o judoca fique com apenas uma pegada ou que evite a tentativa de ataque por parte do adversário. Em caso de descumprimento, o árbitro poderá penalizar o infrator com um shido.
O sensei também instrui a respeito de golpes que possibilitam o waza-ari, ou seja, a pontuação, e o ippon, o chamado golpe perfeito, que leva à vitória.