Em um voo de mais de 4 horas e 105 km, três pilotos do Clube Ninho das Águias de Voo Livre estabeleceram um novo recorde para a rampa, localizada no município de Nova Petrópolis. O feito, realizado pelos pilotos de parapente Luis Carlos Fagundes Filho, Valter Postali e Gustavo Agne de Oliveira, ocorreu no último dia 15. O recorde anterior era de 102km. Os voadores saíram da rampa do Ninho das Águias às 12h53min e pousaram em Osório às 16h55min.
Gustavo Agne de Oliveira, conhecido como Guga, diz que o trio saiu do Ninho das Águias, em Nova Petrópolis, sem muita pretensão. “Eu não estava levando muita fé. O dia começou bem atípico, com vento muito forte. Eu decolei sem pretensão e a gente decolou em uma janela muito curta. E depois o pessoal que estava na rampa não conseguiu decolar, então basicamente saiu só nós três e conseguimos voar toda essa distância”, afirma.
Os números do voo impressionam. A altura máxima atingida foi de 2112 m, com uma velocidade que chegou a 73.0 km/h e teve, em média, 39.1 km/h. Todas as informações da jornada estão disponíveis neste link. Guga afirma que a ideia inicial dos pilotos era seguir via Montenegro, mas as condições do vento obrigaram uma mudança de rota. “O vento começou norte, e depois virou para noroeste. E é bem o vento que empurrou para Osório. A gente foi até Picada Café, porque nossa ideia era ir para Montenegro, só que daí o vento ia ficar meio de lado e ficaria mais difícil. Aí mudamos a rota, foi em direção a Sapiranga, e pegamos o vento mais de cauda, mais atrás da gente mesmo. E dali de Sapiranga fomos a Taquara e depois a Osório”, explica.
Confira o vídeo com os melhores momentos do voo.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=o-V0nGGsdW4[/embedyt]