O evento, que abriu o calendário oficial que contará com 11 etapas ao longo do ano. (Foto: Pedro Piegas)
O evento, que abriu o calendário oficial que contará com 11 etapas ao longo do ano. (Foto: Pedro Piegas)

A manhã deste sábado (31) transformou a paisagem da Praia de Itapeva Sul, em Torres, no cenário da 1ª etapa do circuito Trilhas e Montanhas (CTM) 2026. Cerca de 600 atletas, entre profissionais e amadores de 52 municípios gaúchos, percorreram trajetos de 8 km (corrida e caminhada) e 15 km, passando por belezas naturais como o Parque Estadual de Itapeva.

O evento, que abriu o calendário oficial que contará com 11 etapas ao longo do ano, foi marcado pela integração e pelo incentivo à qualidade de vida através do contato com a natureza.

Histórias de superação no circuito

Um dos destaques da etapa foi a equipe Movecoop, formada por funcionários da Cootravipa (Porto Alegre). O grupo é treinado pela ultramaratonista Lívia Slaviero, atleta que caminha para oficializar no Guinness Book o recorde mundial de meias-maratonas consecutivas (já ultrapassou a marca de 130 dias correndo 21 km diariamente).

Entre os relatos emocionantes da equipe, destacam-se:

  • Felipe Rosa da Silva: O tratorista encontrou na corrida a cura para a depressão e uma ferramenta para a saúde, perdendo mais de 20 kg e chegando ao nível de ultramaratonista.
  • Disciplina e Saúde: Lívia ressaltou o caso de uma atleta do grupo que eliminou 50 kg apenas com treinos e disciplina, sem intervenções cirúrgicas.

Recomendação dos especialistas

O organizador do evento, Luís Leandro Grassel, reforçou que, embora democrática, a prática da corrida exige cuidados:

  1. Check-up: Realização de exames médicos prévios.
  2. Acompanhamento: Orientação de profissionais de Educação Física.
  3. Progressão: Iniciar a atividade de forma gradual para evitar lesões.