O Grêmio conseguiu um empate diante do Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, em pleno Maracanã lotado, na tarde deste domingo (31), no placar de 1 a 1. O resultado, considerado positivo por ser longe de casa, mantém o tricolor na metade da tabela.
Primeiro tempo
O Flamengo sufocou o Grêmio nas primeiras movimentações da partida, com uma pressão intensa, mesmo sem levar grande perigo ao goleiro Tiago Volpi. O tricolor tentava se encontrar em contra-ataques, mas era forçado a errar passes quando chegava à metade do campo.
Bem organizado defensivamente, o time de Mano Menezes teve sucesso no seu grande objetivo da primeira etapa, que foi segurar a equipe da casa. A primeira boa oportunidade do Flamengo foi criada somente aos 40 minutos, quando Pedro recebeu cruzamento na pequena área e finalizou para uma ótima defesa de Volpi.
Segundo tempo
O jogo voltou com a mesma tônica para a etapa complementar. Porém, aos 7 minutos, a defesa tricolor não conseguiu resistir a boa jogada do Flamengo e saiu em desvantagem. Na intermediária, Arrascaeta tabelou com Pedro e finalizou rasteiro, acertando o canto esquerdo do goleiro. 1 a 0.
Após sofrer o gol, o Grêmio teve raras subidas para o ataque e seguiu trabalhando para evitar um prejuízo maior. Aos 17, Tiago Volpi precisou fazer uma defesa milagrosa para interceptar uma cabeçada de Léo Pereira.
Na reta final, a partida teve uma disputa mais equilibrada, apesar do tricolor não ser tão efetivo quando o adversário. Aos 37 minutos, o Grêmio teve pênalti a seu favor, quando Pavón fez cruzamento e Ayrton Lucas desviou com o braço dentro da área. O goleiro Tiago Volpi assumiu a responsabilidade e bateu o pênalti, deslocando Rossi. 1 a 1.
Como fica o Grêmio
Esse foi o segundo empate consecutivo do Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. Agora, já são três jogos sem perder. O próximo compromisso pelo Brasileirão será após a Data Fifa, no dia 13 de setembro, diante do Mirassol, às 16h, na Arena.
Escalações
Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Kannemann e Marlon; Cuéllar, Dodi (André Henrique) e Edenilson (Pavón); Cristian Olivera (Aravena), Carlos Vinícius (Wagner Leonardo) e Braithwaite (Cristaldo).
Flamengo: Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De la Cruz (Evertton Araújo), Saúl e Arrascaeta; Plata (Luiz Araújo), Samuel Lino e Pedro (Bruno Henrique).