O final de semana foi distinto para a dupla Gre-Nal na Série A do Campeonato Brasileiro. Em disputa da 19ª rodada da competição nacional, o Colorado enfrentou o líder do campeonato fora de casa e perdeu por 3×1. Por outro lado o Grêmio jogou na Arena e venceu o Fluminense por 2×1 de virada.
Este cenário é também o panorama no comparativo entre as equipes na classificação. O Grêmio é o segundo colocado com 33 pontos, já o Inter é o 13º, com 24 pontos até o momento.
Depois dos jogos como de costume, os treinadores concederam entrevistas coletivas para analisar o desempenho de suas respectivas equipes.
Eduardo Coudet e a sequência de sete jogos do Inter sem vencer no Brasileirão
O primeiro tempo do Inter no estádio Nilton Santos foi apenas satisfatório. Embalado pela classificação épica na Libertadores, os jogadores demonstraram ter sentido tanto na parte física quanto na mental. O gol de Mauricio e novamente a grande atuação de Rochet fizeram a equipe ir para o intervalo com a vantagem de 1×0. Mas na segunda etapa mudanças do técnico Bruno Lage mudaram os rumos do confronto.
Com jogadores de velocidade pelos lados no campo de ataque e passes envolventes, a virada foi fácil, com os cariocas vencendo o confronto por 3×1. O técnico Eduardo Coudet citou o desgaste sofrido em decorrência do duelo contra o River Plate para a queda de desempenho.
“Achamos que o time ia sofrer na parte física depois de 15 minutos da segunda etapa pelo jogo de terça, sempre difícil depois de um jogo tão importante com tanto desgaste”.
Logo depois de sofrer o primeiro gol, Coudet colocou mais um zagueiro, mas dois minutos depois o Glorioso chegou a virada. O treinador explicou o motivo da mudança, que não deu certo:
“Coloquei outro central (Nico Hernández) para jogar com três e avançar Fabricio (Bustos) e Renê e cobrir espaços no campo. Achávamos que íamos ter alguma complicação no avanço do segundo tempo, mas no início começamos a sofrer, não ganhávamos os duelos”, disse o argentino.
Desde que retornou ao Inter, Coudet realizou seis jogos, vencendo apenas um pela Libertadores. No Brasileirão são duas derrotas e dois empates. O time agora está há sete jogos sem vencer (três sob o comando de Mano Menezes). O Colorado se encontra na 13ª posição, com 24 pontos. O próximo compromisso é diante do Fortaleza no sábado (19), no Beira-Rio, às 16h.
Grêmio vence e retoma vice-liderança da Série A
Os três pontos seriam fundamentais para o Grêmio neste domingo diante do Fluminense na Arena. Primeiro, por se tratar de um rival direto pelo G-4. Depois, a equipe precisava dar uma resposta após somar apenas um ponto diante de Goiás e Vasco, nas últimas rodadas. Tudo isso levando em conta a decisão da quarta-feira (16), pela Copa do Brasil com o Flamengo no Maracanã.
Os 90 minutos foram de alternativas para os dois lados. Dentro de sua casa, novamente a equipe gaúcha conseguiu reverter um jogo que saiu perdendo. Cano fez para os cariocas, mas Bitello e Ferreira viraram a partida para 2×1. Com isso, a equipe está no segundo lugar, com 33 pontos, aguardando ainda os duelos de Palmeiras e Bragantino, que entram em campo pela rodada.
Renato Portaluppi avaliou sua equipe depois do jogo, esta que foi elogiada por executar no jogo movimentos trabalhados nos treinos:
“Destacar não só os gols (de Bitello e Ferreira), mas sim as jogadas trabalhadas nos nossos dois gols. O próprio passe do Suárez, açucarado para o Bitello e aquela tranquilidade que eu sempre peço na área do adversário e nós tivemos no gol do Ferreirinha, o Fábio não se precipitou, tocou a bola para trás para o Ferreira marcar. As duas jogadas que a gente trabalha bastante durante a semana quando fecho os portões” frisou.
A questão da entrega, criticada nos últimos jogos foi ressaltada pelo treinador, que destacou também a importância de ter virado a partida no primeiro tempo e com a conversa no intervalo, corrigir situações com o intuito de não dar espaços ao time visitante.
A vitória, segundo Renato, serviu também para elevar a moral dos jogadores tendo em vista o jogo contra o Flamengo. Por ter perdido o primeiro jogo na Arena por 2×0, o comandante da equipe Tricolor julgou como “muito difícil, mas não impossível”, uma reversão de resultado. Os gaúchos necessitam vencer por dois gols de diferença para levar aos pênaltis, e por três para se classificar no tempo normal.