Um dos maiores nomes da história do automobilismo, Nelson Piquet, tricampeão da Fórmula 1, escolheu uma pequena cidade de Mampituba, no Rio Grande do Sul, para levar uma vida tranquila, reservada e distante da agitação que marcou sua carreira.
O novo endereço de Piquet é Mampituba, município de pouco mais de 3,2 mil habitantes localizado na divisa com Santa Catarina. O território abriga parte do Vale dos Cânions e é cercado por rios, cachoeiras e trilhas que atraem visitantes que buscam o contato direto com a natureza.
A escolha de Piquet tem relação direta com motivações afetivas. A atual companheira do ex-piloto, Cristia Estéfani Callegari Piquet, é natural da cidade. Aos 28 anos, Cristia já foi miss Mampituba e candidata ao título de Miss Rio Grande do Sul.
O município de Mampituba foi emancipado em 1995, tem colonização inicial açoriana, com influência de alemães e italianos. De acordo com a prefeitura do município, a economia é predominantemente agrícola. Entre os destaques estão as produções de banana, arroz, fumo, gado e hortifrutigranjeiros. Segundo dados do IBGE, a remuneração média dos trabalhadores formais gira em torno de dois salários mínimos — cerca de R$ 3 mil mensais.
Além do cotidiano pacato, a localização estratégica é outro atrativo. Mampituba fica a 25 quilômetros de Torres, a 210 quilômetros de Porto Alegre e a 90 quilômetros de Criciúma, em Santa Catarina. Está também a poucos minutos de cidades turísticas como Praia Grande, Três Cachoeiras e Cambará do Sul, pontos conhecidos pelas paisagens naturais e cânions.
Piquet antes de Mampituba
Nascido no Rio de Janeiro em 1952, mas criado em Brasília, Nelson Piquet é considerado um dos maiores nomes da Fórmula 1. Conquistou seus títulos mundiais em 1981, 1983 e 1987, competindo por equipes como Brabham e Williams. Reconhecido pelo talento e também pelas declarações polêmicas, Piquet construiu uma carreira de vitórias, mas sempre se manteve distante do papel de celebridade.
Ele se aposentou das pistas em 1991, aos 39 anos, e no ano seguinte tentou a sorte na Indy, mas um grave acidente encerrou sua participação nas grandes categorias. Fora do automobilismo, tornou-se empresário de sucesso, com negócios como a Autotrac, a Piquet Pneus e uma revenda de veículos.