ÚLTIMA RODADA

Seleção brasileira encerra Eliminatórias com derrota para a Bolívia na altitude

Brasil volta a jogar em outubro, em amistosos diante de Coreia do Sul e Japão; Bolívia se classificou para a repescagem mundial

Fotos: Conmebol
Fotos: Conmebol

O Brasil encerrou a sua campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 com uma derrota para a Bolívia, nesta terça-feira (9), por 1 a 0, na altitude de El Alto. A seleção já estava garantida no mundial e Carlo Ancelotti aproveitou para observar novas peças vestindo a amarelinha. Esse foi o primeiro resultado adverso do treinador italiano no cargo.

Primeiro tempo

A seleção brasileira iniciou a partida com muitas dificuldades devido aos efeitos da altitude boliviana. O time da casa, mais acostumado com as condições, buscou explorar a velocidade aumentada da bola para finalizar de longe e tentar surpreender Alisson, mas o goleiro brasileiro resistiu.

A primeira chance brasileira, mesmo sem levar muito perigo, aconteceu aos 37 minutos, em uma finalização de Richarlison que foi desviada pela defesa da Bolívia. Logo depois, Luiz Henrique bateu colocado, mas o goleiro Lampe agarrou.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, o VAR entrou em ação e flagrou uma falta de Bruno Guimarães em Roberto Fernández dentro da área, confirmando o pênalti. Miguelito cobrou no canto direito de Alisson e abriu o placar. 1 a 0.

Segundo tempo

Na segunda etapa, a Bolívia se manteve superior no confronto, mas o Brasil buscou aumentar a intensidade em alguns momentos. Aos 21 minutos, Bruno Guimarães arriscou um chute de fora da área, mas Lampe fez a defesa em dois tempos no centro da meta.

A reta final da partida carregou um nível de nervosismo muito grande pelo lado boliviano, que lutava para segurar a vitória e se classificar à repescagem para a Copa do Mundo. Apenas um gol brasileiro seria o suficiente para eliminar a seleção da casa. Aos 40 minutos, a Bolívia ainda teve a chance de ampliar com uma cabeçada, mas Alisson fez excelente defesa.

Eliminatórias encerradas

A seleção brasileira já havia garantido classificação para a Copa do Mundo de 2026 de forma antecipada e cumpriu tabela nesta data Fifa. Carlo Ancelotti aproveitou para observar mais atletas que são candidatos à lista de convocados para o mundial, que será conhecida em dezembro. Em outubro, o Brasil volta aos gramados para dois amistosos, diante de Coreia do Sul e Japão.

Escalações

Brasil: Alisson; Vitinho (Marquinhos), Fabrício Bruno, Alex e Caio Henrique; Andrey Santos (Jean Lucas), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique (Estevão), Samuel Lino (Raphinha) e Richarlison (João Pedro).

Bolívia: Lampe; Diego Medina (Yomar Rocha), Haquín, Morales e Roberto Fernández; Villamil, Robson Matheus e Ervin Vaca (Héctor Cuéllar); Miguelito, Moisés Paniagua e Enzo Monteiro (Algarañaz).