A estreia do italiano Carlo Ancelotti no comando técnico do Brasil foi com empate. No Estádio Monumental de Guayaquil, a seleção brasileira empatou com o Equador, no placar de 0 a 0, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O resultado, mesmo não sendo o melhor, mantém a classificação ao mundial próxima. No máximo, deve adiar para a próxima data Fifa.
Primeiro tempo
Com a motivação restaurada, pela chegada do novo treinador, a seleção brasileira tentou mostrar uma atitude diferente, na comparação com os jogos anteriores. A intenção era manter o controle da bola. Entretanto, tinha como adversária uma das melhores gerações do futebol equatoriano. A qualidade do time da casa não permitiu que os comandados de Ancelotti tivessem tanta liberdade.
Aos 21 minutos, o primeiro gol quase saiu, a partir de uma roubada de bola de Estevão. Gerson teve a oportunidade de chutar, mas preferiu passar para Richarlison, que surgia pela esquerda. Quando o camisa 9 tentou finalizar, foi travado pela defesa. Mesmo com outras boas situações ofensivas das duas equipes, o intervalo chegou com o marcador zerado.
Segundo tempo
O Brasil não começou bem a segunda etapa. Logo de início, o Equador intensificou a marcação e conseguiu tomar o controle da partida. Sem passar muita confiança na meta brasileira, Alisson precisou trabalhar para manter o resultado parcial, com defesas e intervenções em cruzamentos.
A primeira grande oportunidade brasileira aconteceu somente aos 30 minutos. Depois de jogada de Vini Jr. pela ponta esquerda e passe de Gerson, a bola caiu nos pés de Casemiro, que chegou finalizando de fora da área. O chute não saiu muito forte e Valle fez a defesa.
Com um desempenho superior nos 45 minutos finais, os equatorianos estiveram mais próximos de sair com a vitória. Pouco criativo e dependente de contra-ataques, o Brasil não conseguiu desenvolver o que era imaginado por Carlo Ancelotti.
Situação nas Eliminatórias
Com o empate, o Brasil compromete a possibilidade de confirmar a vaga na Copa do Mundo de 2026 ainda nesta data Fifa. Na próxima terça-feira (10), a seleção enfrenta o Paraguai, às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo. Já o Equador, mantém o bom retrospecto nas Eliminatórias e segue com a melhor defesa do torneio.
Escalações
Brasil: Alisson; Vanderson, Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães (Andreas Pereira) e Gerson (Andrey Santos); Estevão (Gabriel Martinelli), Vinícius Jr. e Richarlison (Matheus Cunha).
Equador: Valle; Ordóñez, Pacho, Hincapié e Estupiñán; Vite, Alan Franco e Moisés Caicedo; Yeboah (Kevin Rodríguez), Minda (Preciado) e Angulo (Medina).