Esportes

Farrapos Rugby é campeão da Copa do Brasil 2024

Time de Bento Gonçalves domina a final e vence a equipe carioca do Niterói com placar de 43 a 3, em jogo disputado em Florianópolis

Farrapos Rugby
Foto: Divulgação


O Farrapos Rugby, de Bento Gonçalves, sagrou-se campeão da Copa do Brasil de Rugby 2024 ao derrotar o Niterói, campeão fluminense, com um placar de 43 a 3. A partida decisiva ocorreu neste sábado, 3 de agosto, em campo neutro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Desde o início do jogo, o time alviverde da Serra Gaúcha demonstrou sua superioridade. Com uma performance sólida, o Farrapos correu para quatro tries no primeiro tempo, marcados por Teco, Angelo, Javier e Murilo. Na segunda etapa, Teco voltou a brilhar, junto com Jambão e Maragoni, que completaram os tries, consolidando a vitória da equipe.

O Niterói, por sua vez, conseguiu apenas um penal ainda no primeiro tempo, sendo incapaz de marcar qualquer try contra a forte defesa do Farrapos. O domínio do time gaúcho foi evidente em todos os aspectos do jogo, desde as formações fixas até os pontos de contato, onde mostraram superioridade tática e física.

“Este é um momento importante para o clube. Trabalhamos muito e por muito tempo neste projeto. Passamos perto de outros títulos por falta de maturidade, mas agora estamos colhendo os frutos desse processo. Construímos confiança e nosso grupo precisava desse título. Fomos superiores nas formações fixas e no ponto de contato, onde sempre trabalhamos forte,” comentou Javier Cardozo, treinador e atleta do Farrapos, após a conquista.

A Copa do Brasil de Rugby foi instituída em 2023 para reunir os campeões estaduais e regionais em uma competição de elite a nível nacional, correndo em paralelo ao Super 12, o Campeonato Brasileiro. Este título marca o maior triunfo na história do Farrapos Rugby, que já havia chegado perto do sucesso nacional com dois vice-campeonatos no Super 12, em 2017 e 2018.

A trajetória do Farrapos na Copa do Brasil de Rugby 2024 contou com vitórias em todas as etapas: 48 a 19 contra Curitiba, 24 a 22 contra o super campeão Pasteur, e 43 a 3 na final contra o Niterói.