A Fórmula 1 tem milhões de fãs mundo afora e segue crescendo a cada dia. Com a temporada 2024 prestes a se iniciar, muitas pessoas já estão fazendo suas previsões com a Esportes da Sorte. Mas, historicamente, quais são os pilotos que mais vezes foram campeões da modalidade?
Ao todo, competidores de 15 nacionalidades diferentes já sentiram o gostinho de levantar o troféu ao fim da temporada. Vejamos, portanto, quantas vezes cada um deles sagrou-se campeão.
7 títulos
Quando se trata de conquistas, Michael Schumacher e Lewis Hamilton estão empatados na primeira colocação. O alemão e o inglês venceram a Fórmula 1 sete vezes. Hamilton ainda está em atividade e tem chances de assumir a liderança isolada. Para 2025, inclusive, o inglês já anunciou que irá defender a Ferrari, escuderia que consagrou Schumacher.
5 títulos
Por muito tempo, Juan Manuel Fangio, uma das grandes lendas da Fórmula 1, foi o maior vencedor da modalidade. O argentino fez história no esporte ao longo dos anos 1950, uma década em que a modalidade era mortal. Fangio, porém, conseguiu driblar a falta de segurança e as dificuldades da época para sagrar-se campeão em cinco temporadas: 1951, 1954, 1955, 1956, 1957.
4 títulos
Dois pilotos estão empatados com quatro títulos: o francês Alain Prost e o alemão Sebastian Vettel. O primeiro fez história durante os anos 1980 e início dos 1990. Sua rivalidade com Ayrton Senna é, aliás, um dos episódios mais apaixonantes e controversos da Fórmula 1. Já Vettel despontou no esporte nos anos 2010, conquistando quatro títulos seguidos e colocando seu nome na história da F1.
3 títulos
O três parece ser um número mágico na Fórmula 1. Basta ver quantas lendas do esporte terminaram sua carreira sendo tricampeãs. A lista inclui nada mais, nada menos do que Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda e, claro, os brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna. O último a entrar no prestigioso grupo foi Max Verstappen, que venceu as últimas três temporadas da F1 e, ao que tudo indica, ainda conquistará muitos outros títulos em sua carreira.
2 títulos
Alberto Ascari, Jim Clark, Graham Hill, Emerson Fittipaldi, Mika Häkkinen e Fernando Alonso. O que esses pilotos têm em comum? A resposta é simples: todos foram bicampeões da Fórmula 1 e arrebataram milhões de admiradores mundo afora. Enquanto o italiano Ascari obteve suas conquistas na década de 1950, os britânicos Clark e Hill se consagraram nos anos 60. Já Fittipaldi venceu o bicampeonato em 1972 e 1974, Häkkinen em 1998 e 1999 e Alonso em 2005 e 2006.
1 título
Por fim, completam a lista de campeões os seguintes pilotos: Nino Farina, Mike Hawthorn, Phil Hill, John Surtees, Denny Hulme, Jochen Rindt, James Hunt, Mario Andretti, Jody Scheckter, Alan Jones, Keke Rosberg, Nigel Mansell, Damon Hill, Jacques Villeneuve, Kimi Räikkönen, Jenson Button e Nico Rosberg.