Projetos esportivos recebem R$ 540 mil em investimentos em Bento Gonçalves

Ao todo, 46 iniciativas de 26 entidades foram contempladas em edital voltado à promoção do esporte e inclusão social

Fotos: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação
Fotos: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação

O Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves foi palco, nesta segunda-feira (1º), da entrega dos termos de colaboração às entidades selecionadas no Edital de Chamamento Público para Organizações da Sociedade Civil. O programa contempla iniciativas voltadas ao incentivo ao esporte e à inclusão social, desenvolvidas por entidades do município.

O evento contou com apresentações de duas iniciativas contempladas: Jiu-Jitsu para Todos, da Garra Team, e Do Jeito Que Consigo Vou Jogando Capoeira, da APAE em parceria com o grupo Abadá Capoeira.

No total, 46 projetos de 26 entidades foram habilitados, abrangendo as áreas educacional, eventos esportivos, rendimento e Pessoas com Deficiência (PCD). O investimento soma R$ 540 mil. Todas as entidades contempladas estão inscritas no Conselho Municipal de Esportes e em conformidade com a legislação vigente.

Incentivo ao Esporte e Inclusão Social

Entre os projetos selecionados está o Formação Cidadã pelo Esporte, do Clube Esportivo, que beneficiará crianças de 5 a 13 anos.

“Essa criança da base tem contato com profissionais que despertam, não só interesse, mas principalmente, a atratividade de irem para o treino. Na escolinha, eles aprendem disciplina, organização tática, equipe, coleguismo, entrega, série de evidências para que o aluno esteja de fato dentro de uma formação mais completa”, destacou o presidente do clube, Marcos Fracalossi.

O presidente da Associação Garra de Artes Marciais de Bento Gonçalves, Lourenço Moré Trindade, celebrou a iniciativa.

“Através do esporte, fomentamos a educação no contraturno com aulas de jiu-jitsu, passando valores como a honra, a lealdade, o respeito ao próximo”, disse.

O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressaltou a importância do momento.

“É um dia memorável ao esporte, dia de entregar a 26 entidades valores que vão ajudar que estes projetos se mantenham vivos, gerem cidadania, educação, saúde, segurança, entretenimento e lazer”, afirmou.

Já o prefeito Diogo Siqueira destacou o impacto futuro do investimento.

“Investir nas práticas esportivas é uma ação para o futuro”, afirmou.