CULTURA ITALIANA

Presidente da Associação de Bochas de Monte Belo do Sul destaca planos para fortalecer o esporte local

Everton Andreola quer incentivar torneios, atrair jovens e preservar a tradição ligada à história dos 150 anos da imigração italiana

Fotos: Especial/Grupo RSCOM
Fotos: Especial/Grupo RSCOM

Monte Belo do Sul agora conta com uma Associação Municipal de Bochas. À frente da nova entidade está Everton Andreola, eleito presidente e entusiasta da iniciativa. Em entrevista à reportagem do Grupo RSCOM, ele destacou que a criação é fruto de um esforço coletivo e representa a realização de um sonho antigo da comunidade.

Segundo Andreola, o objetivo é organizar campeonatos e torneios ao longo do ano, valorizando tanto os veteranos quanto os novos talentos do esporte.

“Até o final do ano já queremos ter tudo engrenado, com eventos bem organizados e participação ativa da população”, afirmou.

Everton Andreola foi entrevistado pelo repórter Pedro Vitor Rizzo.

O presidente também ressaltou a importância de envolver crianças e adolescentes nas atividades da bocha, com o intuito de manter viva uma tradição que acompanha a história dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A intenção é incluir premiações específicas para incentivar a participação dos mais jovens e também reconhecer os atletas mais experientes, homens e mulheres.

Além da promoção dos campeonatos, Andreola vê na associação uma oportunidade de captar recursos por meio de projetos esportivos.

“A gente vai procurar fortalecer cada vez mais a participação da população. Não podemos deixar essa tradição morrer. A associação está praticamente funcionando e vamos trabalhar para que ela se torne cada vez mais ativa”, concluiu.

*Com informações de Pedro Vitor Rizzo – Unidade Móvel do Grupo RSCOM