CORTE NO INCENTIVO

Após polêmica, prefeito Adiló deve revisar destinação dos recursos ao Fiesporte, em Caxias do Sul

A decisão foi tomada após reuniões da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Câmara e lideranças do Governo, nesta terça (01)

Foto: Adriano Chaves / Reprodução

A afirmativa do prefeito, Adiló Didomenico (PSDB), acerca do Fiesporte veio após serem apresentadas as reivindicações dos representantes do setor esportivo de Caxias do Sul. Nesta terça-feira (01), representantes de modalidades esportivas tiveram uma reunião com a Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Câmara de Vereadores e o líder e vice-líder do Governo no Legislativo, Daniel Santos (Republicanos) e o vereador, Wagner Petrini (PSB). O encontro tratou da destinação dos recursos ao Fundo de Incentivo ao Esporte (Fiesporte).

Assim, conforme os parlamentares de situação, o prefeito mostrou um aceite positivo à proposta, permitindo a continuidade das tratativas. O objetivo foi criar um espaço de diálogo e entendimento mútuo, visando soluções que atenuem os impactos dos cortes no orçamento destinado ao esporte.

O vereador Calebe Garbin ressaltou a relevância do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social, reforçando o compromisso da Comissão em garantir a continuidade das políticas públicas voltadas ao setor.

“Sabemos da seriedade da situação, mas é fundamental que busquemos alternativas viáveis, por meio do diálogo, para que todos possam ser atendidos. O esporte é um direito de todos e nossa missão é assegurar que ele continue acessível aos que mais necessitam”, afirmou.

Uma nova reunião será agendada até quinta-feira (03) para definir os valores a serem repassados. O encontro deverá contar com as presenças do presidente da Comissão, líder e o vice-líder do Governo, a presidente do Conselho Municipal de Desporto (CMD), Ana Claudia de Castro Schein, e o representante da Comissão dos proponentes do Fiesporte, Murray Lizott.

na quarta-feira (09), da próxima semana, vai ocorrer uma Reunião Pública, às 14h, no Plenário Nadyr Rossetti, na Casa Legislativa. A iniciativa, aberta ao público, foi formalizada nesta terça-feira após reivindicações dos presentes na Sessão da Câmara, que representavam, em maioria, a Associação de Pais e Amigos do Futebol (APAFUT), que exige mais diálogo na tomada de decisão acerca dos valores ao Fiesporte.

Corte no Fiesporte

Durante a Sessão Legislativa desta terça-feira, o secretário municipal de Gestão Estratégica e Finanças, Milton Luiz Balbinot, justificou o corte de R$ 800 mil na edição de 2025 do Fiesporte. Na oportunidade, ele salientou que a verba total de repasse ao projeto atingiu R$ 4,5 milhões.

“O início de 2025 foi com um saldo de caixa muito baixo. As nossas receitas não estão acompanhando as demandas e o aumento das despesas. Para um orçamento equilibrado, houve a redução de despesas. O Fiesporte foi afetado, assim como todas as secretarias. Em serviços essenciais, o percentual de diminuição de recursos ficou menor”, explicou.

O gestor garantiu que houve preservação de verbas essenciais | Crédito: Luan Hagge/Câmara Caxias