Esportes

Pedal do Festiqueijo acontece neste sábado

São esperados mais de 400 ciclistas de todas as faixas etárias e de várias regiões do Estado

(Foto: Jaqueline Camilo)
(Foto: Jaqueline Camilo)

Quem é amante do ciclismo pode participar neste sábado (9), da 6ª edição do Pedal do Festiqueijo. A largada será às 13h15 em frente ao Ginásio da ACBF e a chegada no mesmo local. A partir das 11h, a organização do evento já estará pronta para recepcionar o público. Esta será mais uma atração paralela ao festival gastronômico mais gostoso da Serra Gaúcha. Os interessados têm até esta sexta-feira (8) para realizar a inscrição por meio dos links www.bikedosul.com.br e www.centraldacorrida.com.br/6o-pedal-do-festiqueijo.

É possível optar por três trajetos (curto, médio e longo). O percurso curto contará com 23 quilômetros, enquanto o médio terá 30 quilômetros e o longo 42 quilômetros. De acordo com o presidente da Associação Carlos Barbosa de Ciclismo, entidade organizadora do evento, Gabriel Bissolotti, não se trata de um evento competitivo e sim um passeio de cicloturismo. “Vamos pedalar por caminhos diferentes das edições anteriores, conhecendo um pouco mais do belo interior de Carlos Barbosa. O objetivo é que o pessoal curta o trajeto, pontos de apoio, paisagens e tudo mais que a região tem para oferecer”, comenta. A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude é apoiadora do evento.

Vila das Etnias

E depois do Pedal será possível visitar o Festival e aproveitar para conferir as atrações da Vila das Etnias, que homenageia as 11 etnias que ajudaram a formar a população da cidade. As principais são as predominantes alemã e italiana, além da polonesa e suíça, cujos berços das imigrações no Rio Grande do Sul são na cidade. Pela sua representatividade, elas ganharam casas individuais na Vila das Etnias, instalada na Rua Coberta, ao lado do Festiqueijo. Uma quinta casa abriga conteúdos históricos, artísticos e culturais das etnias francesa, holandesa, espanhola, austríaca, ucraniana, luso-brasileira e de matriz africana, também presentes na localidade.

Feira 100% produção local

Outra atração externa e paralela ao Festiqueijo é o ‘Feito em Barbosa’. Instalada no Pavilhão da Tramontina, ao lado da Rua Coberta, a feira tem 28 expositores. Os produtos, exclusivamente locais, são dos setores do vestuário, acessórios, papelaria, brinquedos, artesanato, alimentação, entre outras opções. A entrada é gratuita e acontece nos mesmos dias e horários do Festiqueijo, de sextas a domingos, de 1º a 31 de julho.

Dentro do Festiqueijo

A grande novidade indoor desta edição é a criação da área vip, uma espécie de mezanino onde os visitantes poderão sentar enquanto degustam os queijos e vinhos do Festiqueijo. O espaço fica no segundo andar com lounge para descanso, podendo acompanhar os shows com vista privilegiada. A venda é exclusiva na bilheteria física do evento.

O menu do Festiqueijo 2022 reserva 40 tipos de queijos, além de copa, salame, galeto, salsichão, espetinho de frango e queijo coalho, pizza, pão de queijo, pepino, polenta brustolada com queijo, bolinho de queijo e de aipim, pastel de queijo, pastel de forno de maçã, croissant de goiaba, churros de doce de leite, harmonizados com 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, além de sucos, café, água e refrigerantes. Toda esta variedade de aromas e sabores estarão à disposição ao público que adquirir ingresso.

O Festiqueijo segue até o dia 31 de julho, somente de sexta a domingo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://festiqueijo.eleventickets.com e também na bilheteria do evento.  Mais informações: www.festiqueijo.com.br e @festiqueijo.