Há uma semana da abertura oficial da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, que acontecerão em Caxias do Sul, entre 1º e 15 de maio, foram realizados dois Eventos-Teste em preparação para os jogos neste domingo, 24 de abril.
Pela manhã, mais de 200 corredores largaram as 7h em frente à Prefeitura de Caxias do Sul, na Rua Alfredo Chaves, para o percurso de 42.195 metros. À tarde, 53 competidores com mais de oito anos participaram do teste da Natação, na Sede Guarany, do Recreio da Juventude, que por sua vez, é a sede oficial da modalidade nas Surdolimpíadas.
Foi a primeira vez que uma prova de corrida de rua em Caxias do Sul teve o percurso totalmente bloqueado. Por ser um evento-teste, o bloqueio se deu apenas até às 10h. Na prova oficial das Surdolimpíadas, no dia 15 de maio, a largada será uma hora mais tarde, às 8h e o bloqueio se dará até o último participante cruzar a linha de chegada.
No evento-teste deste domingo, apenas dois corredores completaram as sete voltas do percurso da Maratona. Era 9h55 da manhã, quando Gilmar da Silva e José Carlos Pires de Souza cruzaram juntos a linha de chegada, com o tempo de 2h55min03s. Coordenador da Maratona, Zelfino Nadin, avaliou positivamente o evento: “O Eventoteste superou a nossa expectativa em todos os sentidos. Mais de 200 pessoas apareceram para correr. Foi importante porque conseguimos observar algumas pequenas falhas que serão corrigidas para que o evento oficial do dia 15 de maio seja um sucesso.”
À tarde, foi a vez da Natação realizar seu Evento-Teste em preparação para as Surdolimpíadas. Diversas provas aconteceram na Sede Guarany do Recreio da Juventude, que é o palco oficial da modalidade nos jogos que iniciam em 1º de maio. O público lotou as arquibancadas para assistir atletas acima de 8 anos.
A grande atração do evento foi a presença do nadador brasileiro Guilherme Maia, que treina no Recreio da Juventude desde janeiro deste ano e ganhou cinco medalhas nas duas últimas edições das Surdolimpíadas (1 de ouro, 1 e prata, 3 de bronze), sendo o detentor do único ouro brasileiro até hoje nos jogos, conquistado na
prova dos 200 metros livre da última edição, em 2017, na Turquia. Na ocasião, fez também o recorde olímpico da prova, com o tempo de 1m52s55. Hoje, na prova dos 50 metros livre, fez o tempo de 25s04.
Daniela Gonzalez, Coordenadora da Natação nas Surdolimpíadas, destacou que os objetivos do evento-teste foram alcançados: “Esse teste de hoje é uma prévia do que virá no evento oficial, que inicia em 02 de maio para nós. Foi importante para fomentar a natação para os surdos, já tínhamos atletas desde os oito anos de idade
participando do teste e principalmente para testarmos a sinalização luminosa para os surdos, inclusive com a presença do Guilherme Maia, nosso campeão, que irá competir nas Surdolimpíadas”.
Os dois eventos-teste das Surdolimpíadas contaram com a participação de autoridades do Comitê Organizador e do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), inclusive, o Presidente do Comitê Internacional, Gustavo Perazzolo, pôde voltar a sentir o gosto de competir. Perazzolo foi triatleta e competiu em algumas edições das
Surdolimpíadas. Então, pela manhã, ele largou com os competidores da Maratona e completou ao menos uma volta, fazendo um percurso de 6km. À tarde, ele disputou a prova dos 50 metros livre e chegou em terceiro em sua bateria, com o tempo de 39s89. Todos os inscritos na Natação receberam uma medalha de participação.
Sobre as Surdolimpíadas
A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê
Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.
A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes de 79 países.
Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.