Caxias do Sul tem um novo secretário de Esporte e Lazer, a partir da próxima terça-feira, dia 1° de agosto, o educador físico Paulo Eugênio Gedóz de Carvalho, assumirá a pasta que vinha sendo comandada há 10 dias de forma interina pelo secretário de Governo, Luiz Caetano, após a polêmica saída da antiga secretária Márcia Rohr da Cruz.
A ideia de Carvalho é atuar como um elo de ligação entre o poder público e os gestores esportivos do município. Ele reconheceu o bom trabalho que as antigas gestões realizaram na área em Caxias do Sul, e destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão.
“As outras administrações fizeram um trabalho muito bom no esporte, se tinha gente a mais ou gente a menos eu não sei, só sei que fizeram um trabalho muito bom. Nós vamos dar continuidade a esse trabalho, até porque está no plano de governo, talvez com um outro enfoque, mais para as pessoas necessitadas, a questão da inclusão, não só do deficiente físico, do autista, e sim das pessoas que não tem inclusão no esporte” destaca.
O novo secretário terá um desafio importante pela frente nas questões referentes ao Fiesporte. Apesar de garantir que os 29 projetos contemplados receberão os recursos do município, Carvalho admite que é necessário buscar alternativas e ajudar as entidades esportivas a se adequarem as leis e trâmites do Fiesporte.
“Temos que dar um molde, um modelo é que nem imposto de renda, o que o cara precisa fazer? Tem que entregar isso, ver aquilo, dar os passos que as pessoas precisam, porque má-fé é muito difícil que exista, há um desconhecimento da lei”, explica.
Durante a semana foi ventilada a possibilidade da realização de um novo edital do Fiesporte, a iniciativa que partiu do Conselho Municipal de Desporte (CMD) foi ouvida ainda pelo secretário interino, Luiz Caetano que prometeu analisar a viabilidade da proposta.