A 16ª edição do NBB, que começa em 21 de outubro, contará com um número recorde de participantes. De acordo com a Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade que organiza a principal competição da modalidade no país, 19 equipes confirmaram participação na temporada 2023/2024, que terá participantes de oito estados.
Entre as novidades, estão as voltas do Botafogo e do Vasco, além do Mogi Basquete. Assim, o trio se juntará aos gaúchos Caxias do Sul Basquete e União Corinthians, além de Bauru Basket, Brasília Basquete, Coop São José Basketball, Cerrado Basquete, Corinthians, Flamengo, Fortaleza Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, Sesi Franca, São Paulo e Unifacisa. Apenas o Rio Claro, que disputou a 15ª edição do NBB, será baixa na próxima temporada. A equipe paulista solicitou licença à LNB para remodelar o seu projeto esportivo.
O presidente da LND, Rodrigo Franco Montoro falou ao site da entidade. Conforme ele, será uma competição de alto nível, que vai entregar muita emoção aos fãs de basquete.
“Teremos um campeonato espetacular, o maior da história, com 19 equipes. Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete vão proporcionar jogos de alta qualidade aos seus torcedores, além de e muita visibilidade à seus parceiros comerciais”.
NBB 16
Na fase regular do NBB as equipes vão se enfrentar em turno e returno, com a classificação das 16 melhores aos playoffs para se enfrentarem pelas oitavas de final. A partir das quartas, as séries passarão a ser disputadas em melhor de cinco partidas. O grande campeão da 16ª edição será conhecido em junho de 2024. A divulgação do regulamento geral e da tabela completa da competição acontecerá ainda no mês de agosto