Basquete

Na garra, Caxias do Sul Basquete vence jogo em Brasília

 Foto: Matheus Maranhão / BRB/Brasilia Basquete
Foto: Matheus Maranhão / BRB/Brasilia Basquete

O famoso ditado popular gaúcho: Não está morto quem peleia resume a noite do Caxias do Sul Basquete no Distrito Federal. Os Caxienses começaram comandando o jogo, mas aos poucos a equipe foi perdendo a intensidade de não ter rotação o suficiente, o Brasília chegou a tomar a frente, abrir 8 pontos de vantagem, mas o Caxias Basquete jogou, empatou e ganhou o jogo, 78 a 79. Em uma noite brilhante de Humberto que bateu seu recorde pessoal de pontos, com 29.

Agora o Caxias Basquete continua na capital federal, onde na quarta-feira, dia 9 de fevereiro, enfrenta o Cerrado às 20h30, com transmissão no Youtube.

Com a vitória, o Caxias do Sul Basquete fica na 9º colocação com 42,9% de aproveitamento. São 21 jogos, 9 vitórias e 12 derrotas.

Para essa partida, a equipe teve 3 desfalques: Rafa Oliveira, o argentino Canta e Wesley Sena. Os dois primeiros com lesões na coxa. Canta viajou para Brasília, mas não foi relacionado. Rafa ainda não tem previsão de retorno. Outro desfalque foi o Pivô, Wesley, o atleta fraturou o úmero na partida contra o Franca, ele deve ficar 3 meses fora das quadras.

O jogo começou com uma bola de três do Brasília. A partida começou equilibrada, mas aos poucos o time da casa foi errando seus ataques enquanto o Caxias aproveitava esses erros, e abriu 6 pontos de vantagem, com isso, o técnico Régis Marrelli para o jogo para acertar a equipe. Mesmo com a parada, os visitantes dominaram o quarto, e abriram 10 pontos de vantagem. Fim do primeiro quarto: 14 a 26.

O segundo quarto começou com uma bola de três do Humberto. No início do quarto o Caxias manteve o equilíbrio do quarto anterior, e abriu 17 pontos de vantagem em menos de dois minutos. Com isso, Régis parou o jogo novamente. O Brasília voltou melhor da parada técnica, mas o Caxias continuava com o bom aproveitamento e a vantagem no placar. Com o passar dos minutos, a equipe de Caxias do Sul foi se cansando e por conta da baixa rotação, Rodrigo Barbosa para o jogo para a equipe descansar. Na volta, os caxienses cometeram alguns erros, o Brasília aproveitou e diminuiu para 10 a vantagem. Com isso,  Rodrigo para o jogo novamente. Na volta o Brasília marca mais dois pontos, e finaliza o quarto com apenas 8 pontos de diferença. Fim do segundo quarto: 32 a 40.

O terceiro quarto, foi uma chuva de bolas de três para os donos da casa, foram 7 no total.  O Brasília abriu o placar a parcial, enquanto o Caxias ia tentando se manter no jogo, não deixando os donos da casa avançarem. Com as bolas de três pontos, o Brasília foi diminuindo a diferença até empatar e passar a frente no placar. Os caxienses erram, não conseguem pontuar, enquanto o Brasília acerta mais cestas de três. Com isso, o técnico Rodrigo para o jogo.Na volta da parada, ambas as equipes voltam e cometem alguns erros e a vantagem ficou com a equipe da casa. Fim do terceiro quarto: 59 a 55.

O último quarto foi uma montanha russa, e as equipes foram mudando na liderança. O Caxias do Sul Basquete começou o quarto marcando dois pontos, logo em seguida foi a vez do Brasília pontuar, mantendo a vantagem de 4 pontos. O Caxias tenta encostar, os donos da casa passam a frente. O time da capital federal abre 8 pontos de vantagem, obrigando o Rodrigo a parar o jogo. Na volta da parada técnica, os caxienses acertam quatro pontos para tentar chegar ao placar, e então foi a vez do Régis parar o jogo.

Depois dessa parada começa a montanha russa de emoções no final do jogo. Alejo numa bola de três faz o Caxias encostar no placar, e baixar a diferença para um ponto. A partir daí o Caxias ganhou a liderança, mas logo em seguida os donos da casa passaram novamente e abriram vantagem. O Caxias do Sul Basquete passou na frente por um ponto mais uma vez, faltando 26 segundos e com o ataque dos donos da casa. Os caxienses seguraram a defesa, e com muita garra ganharam o jogo. Fim de partida: 78 a 79.

Em um jogo muito coletivo de toda a equipe, destaques para: Humberto, o cestinha da partida com 29 pontos, 9 rebotes e 3 assistências. Alejo com 15 pontos e Pedro com 12 pontos, 3 rebotes e 4 assistências.