Esportes

Morador de Caxias do Sul é Campeão Gaúcho de Fisiculturismo

Marcos Bagatini, de 31 anos, foi principal coroado do Gauchão de Fisiculturismo. Além de erguer o TOP 1 da categoria acima de 95kg (peso livre), o “caxiense por adoção” faturou o Overall, ou seja, o grande campeão entre todos os campeões das classes participantes do evento

Morador de Caxias do Sul é Campeão Gaúcho de Fisiculturismo
Morador de Caxias do Sul é Campeão Gaúcho de Fisiculturismo. Ao lado da esposa Luriane, Baga ergue a taça Overall

O Fisiculturismo, um dos esportes que mais cresce no Brasil, apresentou mais um capítulo de sua história neste final de semana em Porto Alegre. E entre mais de 170 atletas nas mais diversas categorias, Caxias do Sul esteve – muito bem – representada no Campeonato Gaúcho 2024: o grande campeão é da Serra Gaúcha. O evento foi realizado no Salão de Atos da PUC-RS e organizado pela Federação de Bodybuilding e Fitness do Rio Grande do Sul (IFBB-RS).

OVERALL

Marcos Bagatini, de 31 anos, foi principal coroado do Gauchão de Fisiculturismo. Além de erguer o TOP 1 da categoria acima de 95kg (peso livre), o “caxiense por adoção” faturou o Overall, ou seja, o grande campeão entre todos os campeões das classes participantes do evento. Há 13 anos no esporte, Baga como é carinhosamente conhecido, vai rompendo barreiras e erguendo troféus pelo Brasil. Ainda em julho deste ano, conquistou o TOP 4 no Musclecontest Internacional Brasil, realizado em Curitiba, no Paraná. Natural de Luziânia (GO), Marcos veio com a família para Caxias do Sul em 2004, cidade que lhe acolheu e que ele escolheu para viver.

COLECIONANDO HISTÓRIAS E TÍTULOS

Competindo desde 2012, Marcos dedica seus dias à esposa Luriane Lopes Dorneles, aos dois filhos do casal e à musculação, seja treinando ou repassando conhecimento. A primeira competição dele foi em 2012, em uma Copa Unilateral “Jacaré Classic”, sendo campeão júnior e adulto Classe D – onde há divisão por estatura. No ano seguinte, Baga foi campeão gaúcho na categoria estreantes júnior e, duas semanas depois, TOP 3 da competição.

Em 2014, Marcos foi campeão Overall em duas copas pela Federação IFBB-RS: “Mister Litoral” em Capão da Canoa e Copa IFBB-RS em Caxias do Sul. Também, 4° lugar na categoria júnior.

“Nos anos seguintes segui disputando campeonatos regionais e nacionais. Participei duas vezes no Sul-Brasileiro em Balneário Camboriú, algumas copas também pela NPC, onde tive títulos na categoria Sênior (adulto) Open acima de 102kg onde o peso é livre. Na Copa Bodybuilding tive fui campeão, porém no Campeonato Gaúcho Sênior nunca obtive título, então era algo que eu sempre almejava e agora conquistei. Realizei meu sonho de moleque”, diz Bagatini.

Nestes anos, ele ainda foi vice-campeão Musclecontest Mercosul 2023.

OS GÊMEOS DA MUSCULAÇÃO

Os “Baga” seguem o trabalho árduo na musculação. Marcos e Mateus sempre estiveram juntos e apoiando um ao outro. Não seria diferente agora. Ambos nutrem paixão pelo esporte e já há a promessa de disputarem juntos o próximo troféu do Gauchão de Fisiculturismo em 2025.

MAIS PREMIAÇÃO PRA SERRA

Gerrahr Moreira, também de Caxias do Sul, sagrou-se vice-campeão Gaúcho Bodybuilder até 85kg neste final de semana na PUC. Antes, ele havia conquistado o TOP 1 Musclecontest Brazil na categoria Novice até 80kg e vice-campeão na Open até 80kg do mesmo evento, em Curitiba.

OLHO NELE

“Deus ajuda quem cedo madruga” é o que diz o ditado. E Theodoro Ballardin parece ter seguido à risca, mas no esporte. Aos 14 anos, ele já desfila pelos palcos de fisiculturismo do Brasil. Uma paixão que começou desde cedo, que conta com o apoio dos pais e amigos.

Do adolescente que iniciou os treinos em Ana Rech, ao hoje morador de Florianópolis e que segue praticando a musculação. Na PUC, Theo, a convite do presidente da IFBB-RS, fez uma apresentação individual de fisiculturismo clássico. Em 10 de junho deste ano, Ballardin estreou em competições e levantando troféus: TOP 3 Classic Júnior Estadual IFBB Santa Catarina.