Fotos: Fernando Alves/E.C. Juventude
Fotos: Fernando Alves/E.C. Juventude

Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro desta temporada, o Juventude alcançou duas vitórias consecutivas. Neste sábado (8), o alviverde fez 3 a 1 sobre o Vasco, em pleno São Januário. A diferença para a saída do Z-4 foram reduzidas e aumenta a esperança de permanência na Série A.

Primeiro tempo

Comum nos jogos do Juventude, o adversário foi melhor desde o início, se mostrando mais objetivo, com maior posse ofensiva e jogadas rápidas. Aos 26, o cruzmaltino contou com Rayan, sensação da equipe, para colocar a bola na rede pela primeira vez. Após cruzamento perfeito de Lucas Piton, o centroavante cabeceou e contou com uma falha de Jandrei, que deixou a bola escapar, para abrir o marcador. 1 a 0. 

Aos 33 minutos, outra grande oportunidade foi criada pelo Vasco. Desta vez, Paulo Henrique cruzou pela direita e deixou Andrés Gómez em boas condições, mas o atacante bateu por cima. 

O Juventude chegou pouco ao ataque na primeira etapa. Porém, quando chegou, foi efetivo. Aos 38, Gabriel Taliari levou a bola até o fundo, pela direita, e cruzou na área. A bola passou por todos os defensores e encontrou Marcelo Hermes, que finalizou de primeira e estufou o canto direito de Léo Jardim. 1 a 1.

Pouco depois, aos 45, foi a vez de Nenê aplicar a lei do ex. O meia, ídolo no time carioca, aproveitou uma saída de bola errada de Léo Jardim e bateu no canto esquerdo, virando o jogo para o Juventude. 2 a 1.

Segundo tempo

Depois de um primeiro tempo movimentado, o jogo voltou mais cadenciado para a etapa complementar. O Vasco teve domínio quase completo da posse de bola, enquanto o Juventude se preocupou em defender.

A passagem do tempo permitiu que o Juventude voltasse a encontrar contra-ataques. Em um escanteio, gerado após um desses lances rápidos, aos 25 minutos, Mandaca acertou o travessão e quase matou o jogo.

Na reta final, desesperado na busca pelo empate, o Vasco aumentou os esforços. Por outro lado, deixou espaços na defesa e permitiu que o alviverde definisse o placar aos 44 minutos. Giovanny recebeu lançamento com liberdade e cruzou para Ewerthon fazer o gol. 3 a 1.

Situação do Juventude

Com a surpreendente vitória fora de casa, o Juventude chegou aos 32 pontos e está apenas a dois de sair do Z-4. Para manter a diferença, o alviverde torce para resultados negativos de Vitória e Santos neste domingo (9). O adversário na próxima rodada será o Cruzeiro, apenas após a data Fifa, no dia 20 de novembro, às 16h, no Alfredo Jaconi.

Escalações

Juventude: Jandrei; Luan Freitas, Rodrigo Sam, Wilker Ángel (Marcos Paulo); Igor Formiga, Caíque (Jadson), Peixoto (Giovanny), Nenê (Ewerthon) e Marcelo Hermes; Rafael Bilu (Mandaca) e Gabriel Taliari.

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta (Puma Rodríguez), Robert Renan e Lucas Piton (GB); Barros, Hugo Moura (Tchê Tchê) e Philippe Coutinho; Rayan, Nuno Moreira (Matheus França) e Andrés Gómez (Vegetti).