
O Juventude garantiu vaga nas quartas de final do Campeonato Gaúcho neste domingo (25), ao derrotar o Monsoon, por 3 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi. Desta forma, o alviverde segue como o único invicto do estadual e vai apenas cumprir tabela no próximo final de semana, diante do Grêmio.
Primeiro tempo
O confronto em Caxias do Sul teve início em ritmo lento. Com posse de bola equilibrada e o Juventude superior, criando mais jogadas ofensivas, faltava dinamismo para a partida se tornar atrativa aos olhos do torcedor.
Aos 37 minutos, depois de pouco fazer na primeira etapa, o Juventude colocou a bola na rede em um lance em que o VAR roubou a cena. Após cobrança de falta de Patryck Lanza, Marcos Paulo fez passe de cabeça e Rodrigo Sam empurrou para a rede. Inicialmente, havia sido marcado impedimento, mas cinco minutos de revisão confirmaram o gol alviverde. 1 a 0.
Outra chance surgiu para o Juventude somente aos 49 minutos, quando a bola sobrou para Gabriel Taliari dentro da área. Bem marcado pela defesa do Monsoon, o centroavante definiu por cima da meta.

Segundo tempo
A primeira grande chegada do Monsoon aconteceu somente aos 7 minutos da etapa complementar. Pela direita, Caio Rangel tentou um bonito chute cruzado, buscando o ângulo de Jandrei, e a bola passou muito próxima à trave, quase empatando o placar.
Pouco depois, aos 10 minutos, já mostrando uma grande evolução do jogo em relação ao tempo inicial, o Juventude também ficou muito perto de marcar. Raí Ramos bateu rasteiro, na direção do canto direito do goleiro, mas Igor Pavan fez ótima defesa.
Mais consciente nas jogadas criadas, o alviverde alcançou o segundo gol aos 21 minutos. Pela direita, Manuel Castro fez cruzamento para a área e Alisson Safira ajeitou de cabeça para Patryck Lanza finalizar na saída do goleiro. 2 a 0.
Para fechar a conta, aos 37 minutos, um golaço para valer o ingresso no Alfredo Jaconi. Na esquerda de ataque, Juan Christian conduziu a bola, cortou para dentro e finalizou forte, acertando o ângulo superior esquerdo de Igor Pavan. 3 a 0.

Vaga garantida
O Juventude segue como o único invicto do Campeonato Gaúcho, não pode mais ser alcançado pelo 5º colocado do grupo A e está garantido nas quartas de final de forma antecipada. No próximo sábado (31), o alviverde cumpre tabela na última rodada da primeira fase, diante do Grêmio, às 16h30, na Arena.
Escalações
Juventude: Jandrei; Messias, Rodrigo Sam (Gabriel Pinheiro) e Marcos Paulo; Raí Ramos (Manuel Castro), Lucas Mineiro, Pablo Roberto (Marcos Paulo), Mandaca e Patryck Lanza; Alisson Safira (Galego) e Gabriel Taliari (Juan Christian).
Monsoon: Igor Pavan; Camargo (Medina), Hiago Cena (Yago Santos), Ricardo Thalheimer e Pará; Banguelê (Vinícius Garcia), Jonathan Cabeça (Caio Rangel), Léo Hanna e Jean Carlo; Matheus Candido e Fabinho Polhão (Raniel).