Fotos: Fernando Alves/E.C. Juventude
Fotos: Fernando Alves/E.C. Juventude

O Juventude está cada vez mais próximo de confirmar o rebaixamento. Neste domingo (23), o time de Thiago Carpini foi derrotado pelo São Paulo, na Vila Belmiro, no placar de 2 a 1, e encerrou uma sequência de três jogos sem perder. Na pior das hipóteses, uma combinação dos últimos resultados, desta e da próxima rodada, pode confirmar o descenso.

Primeiro tempo

Com apenas quatro minutos de bola rolando, o Juventude perdeu sua primeira grande oportunidade, com um gol que um centroavante jamais poderia desperdiçar. Gabriel Taliari recebeu passe em profundidade de Giovanny e saiu na cara do goleiro Rafael. Com tempo para pensar onde finalizar, o jogador alviverde bateu rasteiro para fora.

Já o São Paulo, foi mais eficiente na resposta dada dois minutos depois. Aos 6, Luciano recebeu dentro da área e bateu para ótima defesa de Ruan Carneiro com os pés, mas Bobadilla aproveitou o rebote para abrir o placar. 1 a 0. 

E o tricolor paulista seguiu melhor, exigindo mais atenção da defesa alviverde para que a situação não ficasse ainda pior. O Juventude voltou a ter uma boa chance somente aos 44 minutos, quando Jadson finalizou e a bola desviada acertou o travessão.

Segundo tempo

O retorno para a segunda etapa foi positivo para o Juventude, que conseguiu imprimir certa pressão ao adversário nos primeiros minutos. Aos cinco, Lucas Fernandes, novidade a partir do intervalo, finalizou forte, mas o goleiro agarrou.

Aos poucos, o São Paulo foi retomando espaço no gramado. Aos 18, Luciano quase marcou, quando recebeu cruzamento e cabeceou, mas Ruan Carneiro fez ótima defesa. O jogo ficou “lá e cá”. Aos 35 minutos, mais uma oportunidade do Juventude. Depois de escanteio, Matheus Babi cabeceou com muito perigo, rente à trave esquerda defendida por Rafael.

O que dificultou a tentativa de reação da equipe alviverde nos minutos finais foi a expulsão de Igor Formiga. O lateral recebeu cartão vermelho por uma entrada violenta em Lucca e o Juventude ficou com um jogador a menos.

Aos 48, o São Paulo matou o jogo com mais um gol, aproveitando a superioridade numérica de jogadores em campo. De fora da área, Rigoni bateu rasteiro e acertou o canto esquerdo de Ruan. 2 a 0. Pouco depois, aos 50, Ferraresi ainda fez gol contra e diminuiu para o Juventude, definindo o marcador. 2 a 1.

Situação do Juventude

O Juventude encerrou a sequência de três jogos sem perder e permanece com 33 pontos. Para se manter vivo na luta contra o rebaixamento, é necessário torcer para que Santos, Vitória e Fortaleza não tenham resultados positivos entre o final deste domingo e a segunda-feira (24). 

Se o Vitória não perder para o Sport, ainda neste domingo (23) o descenso pode ser confirmado já na próxima rodada, em que o Ju terá como adversário o Bahia, no Estádio Alfredo Jaconi. A partida acontece na sexta-feira (28), às 19h.

Escalações

Juventude: Ruan Carneiro; Luan Freitas, Rodrigo Sam e Marcos Paulo (Matheus Babi); Igor Formiga, Caíque (Negueba), Jadson (Lucas Fernandes, depois Giraldo), Mandaca e Marcelo Hermes; Giovanny (Ênio) e Gabriel Taliari.

São Paulo: Rafael; Ferraresi, Alan Franco e Sabino; Maik, Pablo Maia (Marcos Antônio), Luiz Gustavo (Negrucci), Bobadilla e Tapia (Rigoni); Ferreira (Lucca) e Luciano (Paulinho).