
Em um confronto de desesperados no Campeonato Brasileiro, o Juventude foi derrotado pelo Santos, nesta segunda-feira (4), por 3 a 1, no Morumbis. O time alviverde segue sem pontuar atuando longe de casa na competição nacional. Com o resultado, a situação do Juventude começa a ficar muito delicada, com uma distância ainda maior para o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
O time do Santos contou com a presença de um grande público mesmo jogando no Morumbis e, mesmo assim, não conseguiu intimidar o Juventude nos minutos iniciais. Aos 7, por mínimos detalhes, foi o alviverde que não abriu o placar. Em uma finalização de Gilberto dentro da pequena área, após cruzamento de Marcelo Hermes, Gabriel Brazão precisou operar uma ótima defesa em cima da linha.
A melhor atitude dentro de campo seguiu sendo do Juventude, que chegou a marcar um gol aos 19 minutos, com Ênio, mas o VAR visualizou impedimento e anulou o lance. Aos 29, Brazão precisou trabalhar mais uma vez e fez defesa salvadora, depois de boa cobrança de falta de Gilberto.
A resposta do Santos, que representou a primeira grande oportunidade da equipe na partida, aconteceu aos 32, quando Barreal acertou o travessão. Depois disso, o Peixe seguiu controlando a bola e marcou dois gols em sequência. Aos 36, Barreal chutou cruzado e Ruan Carneiro espalmou para o meio da área, dando o rebote para Neymar concluir na rede. 1 a 0. Três minutos depois, aos 39, Rollheiser aproveitou um vacilo da defesa do Juventude e cruzou para Barreal, que teve liberdade para bater na saída do goleiro. 2 a 0.
Ainda no primeiro tempo, o Juventude foi recompensado pela quantidade de chances que acumulou e conseguiu diminuir a diferença na bola parada. Aos 45, após escanteio cobrado por Marcelo Hermes, Wilker Ángel saltou e cabeceou no canto esquerdo do goleiro. 2 a 1.
Segundo tempo
O Juventude já começou o segundo tempo em busca do empate e quase alcançou o objetivo aos 2 minutos. Wilker Ángel cabeceou, em um lance parecido com o do primeiro gol, mas Brazão reagiu rápido para espalmar.
Na sequência, a partida continuou equilibrada, com bons lances para os dois lados, porém, o Santos sempre foi mais consciente nas suas jogadas. Aos 32 minutos, Luca Meirelles invadiu a área e foi derrubado por Caíque, confirmando pênalti para o Peixe. Neymar foi para a bola, bateu com perfeição no centro da meta e definiu o resultado. 3 a 1.
Mesmo com maior posse de bola e número superior em finalizações, o time comandado pelo interino Gerson Ramos pecou muito na definição de jogadas e, principalmente, quando precisou jogar no campo defensivo e resistir ao Santos.

Situação do Juventude
O Juventude segue sem pontuar atuando longe de casa no Campeonato Brasileiro de 2025. Na luta contra o rebaixamento, o time alviverde ficou em uma situação ainda mais delicada, com sete pontos a menos que o primeiro fora do Z-4. Na próxima rodada, o Juventude enfrenta o Corinthians, na segunda-feira (11), às 20h, no Alfredo Jaconi.
Escalações
Juventude: Ruan Carneiro; Reginaldo, Marcos Paulo, Wilker Ángel (Abner) e Marcelo Hermes; Caíque (Giraldo), Jadson e Mandaca; Ênio (Marlon), Gabriel Veron (Batalla) e Gilberto (Gabriel Taliari).
Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius (Caballero), Gil, Luan Peres e Souza; João Schmidt (Zé Rafael), Gabriel Bontempo e Neymar; Rollheiser (Mayke), Barreal (Escobar) e Tiquinho Soares (Luca Meirelles).