A estreia do Juventude na Série B, que contou com a primeira partida oficial de Pintado no retorno ao Alfredo Jaconi, não foi como o torcedor imaginava. Em uma noite fria, o Alviverde foi derrotado pelo Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1. O Verdão contou com três estreias no time titular. Léo Vieira, Gerardo Gordillo e Romário vestiram pela primeira vez a camiseta do clube, mas o trio de defesa não conseguiu evitar o revés.
Ainda nos primeiros minutos do jogo, Pintado perdeu Jean Irmer por lesão. Quase ao término da tapa inicial, Jean Victor, em linda cobrança de falta, abriu o placar para os paulistas. Já no segundo, Ruan empatou para o Ju, porém, minutos depois, Gustavo Xuxa fez o segundo do Botafogo.
Escalações
Para o time titular, Pintado não promoveu nenhuma mudança com relação os últimos treinamentos, iniciando com Léo Vieira, Dani Bolt, Danilo Boza, Gerardo Gordillo e Romário; Jean Irmer, Jadson e Fernando Boldrin. Ruan, David e Rodrigo Rodrigues. Já pelo lado do Botafogo, Adílson Batista mandou a campo: Matheus, Vidal, Carlinhos, Diogo Silva e Jean Victor; Guilherme Madruga, Robinho, Felipe Soutto e Osman; Salatiel e Luiz Henrique.
Botafogo mais eficiente no primeiro tempo
Logo nos primeiros segundos da partida Jean Irmer recebeu uma forte entrada de Madruga, o volante do Ju sentiu e precisou ser atendido. Aos sete, Boldrin cobrou falta pelo lado esquerdo de ataque e Dani Bolt cabeceou, fraco para fácil defesa de Matheus. Dois minutos depois foi a vez de Rodrigo Rodrigues tentar de cabeça, mas o centroavante mandou para fora. Mancando, Irmer arriscou um chute de fora da área aos 12, após o lance, e sem condições jogo, o camisa 5 foi substituído por Emerson Santos.
Até os 20 minutos do primeiro tempo, o Botafogo não havia ameaçado a meta defendida pelo goleiro Léo Vieira. Por outro lado, o Ju tinha a posse de bola mas pecava no último passe. Aos 28 minutos, Rodrigo Rodrigues escorou para David, que devolveu para o camisa 9, mas o centroavante do Ju chutou fraco e Matheus não teve dificuldades para defender. Aos 30 minutos a primeira bola jogada dos paulistas. Osman apareceu livre na entrada da área e chutou, porém o guatemalteco Gordillo travou a bola.
Aos 35 minutos o Ju fez a torcida levantar. Após saída errada do Botafogo, o capitão Jadson recebeu da entrada da área e arriscou chute forte. Matheus se esticou e mandou para escanteio. No banco de reservas, Pintado observava a partida e conversava com a sua comissão técnica na reestreia diante do torcedor jaconero.
Aos 40, Boldrin cobrou falta e bola ficou na barreira, no rebote ele cruzou e Danilo Boza chutou com força, Matheus espalmou e a defesa mandou para longe. Três minutos depois, os paulistas voltaram a ameaçar. Osman enfileirou a defesa do Ju e sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, Jean Victor mandou no canto direito de Léo Vieira e anotou o primeiro gol da noite. 1 a 0 para o Botafogo. No lance seguinte, o Verdão cobrou falta na área e, em um lance impressionante, na frente do goleiro Matheus e livre para marcar, Gordillo chutou no travessão. Mesmo com mais chances que o adversário, o Ju foi para o intervalo em desvantagem.
Ju volta melhor no segundo tempo, mas perde em casa
O Ju voltou do intervalo sem alterações. Já o Botafogo colocou Gustavo Xuxa no lugar de Salatiel. Logo aos dois minutos, Boldrin lançou Ruan pelo lado esquerdo de ataque, o ponta abriu para o meio e chutou rasteiro, Matheus defendeu com facilidade. Um minuto depois, Guilherme Madruga recebeu cartão amarelo após falta no meio-campo. Pintado mexeu na tática do time no início do segundo tempo, saíndo do 4-3-3 para um o 4-4-2, com Boldrin e Ruan abertos, e David fazendo companhia a Rodrigo Rodrigues no ataque.
Aos seis David lançou Ruan, o camisa 29 passou pelo goleiro e empatou o jogo. 1 a 1, em um belo gol do Alviverde. Aos 11 minutos a primeira chegada dos paulistas no segundo tempo. Xuxa recebeu de Vidal e arriscou forte de fora da área, Léo Vieira mandou para escanteio. Dois minutos depois, novamente o camisa 20 do Botafogo arriscou de longe, dessa vez o camisa 12 do Ju não segurou e a bola foi para as redes. 2 a 1. O autor do gol recebeu amarelo após a comemoração.
Aos 17, Adilson Batista promoveu a segunda mudança na equipe visitante. Saiu Jean Victor e entrou Márcio. Na sequência, foi a vez de Pintado tirar Boldrin e colocar Elton, assim o Verdão passou a jogar com dois centroavantes. Após cobrança de lateral, aos 27, Danilo Boza arriscou de voleio, Matheus espalmou. Posteriormente, duas novas trocas nos donos da casa, saíram Emerson Santos e Ruan para as entradas de Alan Ruschel e Mandaca. No mesmo instante, Vidal e Robinho deixaram o campo para as entradas de Tomás Andrade e Thássio.
Com as substituições, o Juventude perdeu o ímpeto ofensivo que havia conseguido, e passou a errar muitos passes no meio-campo. Mas, aos 33, Romário iniciou jogada pela esquerda, tocou para Ruschel que chegou cruzando. Na área David cabeceou com força e a bola foi para fora. Um minuto depois Mandaca chutou de fora da área, sem direção. Aos 38 minutos, novamente Gustavo Xuxa fez bela jogada pelo Botafogo. Com direito a caneta no defensor do Ju, ele chutou com força, mas para fora. Na sequência, a última alteração de Adilson Batista. Saiu Osman e entrou Edson.
Com nove minutos de acréscimos assinalados, o Juventude passou para o ataque total e o Botafogo se fechou mais ainda na defesa. Mas foram os visitantes que assustaram. Após bola perdida por Mandaca, Edson carregou até a entrada da área e chutou, a bola contou com desvio e foi para escanteio. Com o baixo desempenho em campo, os torcedores começaram a criticar os jogadores e muitos foram embora antes do final da partida.
Sequência de Ju e Botafogo
Com a derrota, o Juventude fica na 16ª posição, podendo cair mais ao término das partidas de domingo da Série B. O Botafogo, por sua vez, figura na terceira colocação, mas pode ainda ser superado. Na próxima sexta-feira (21), os paulistas recebem o Sampaio Corrêa a partir das 19h. O Verdão, por sua vez, visitará o Novorizontino no sábado (22), às 17h.