RESULTADO IMPORTANTE

Juventude marca no fim, empata com o Vitória e conquista primeiro ponto fora de casa

Empate foi alcançado com cobrança de pênalti de Nenê, aos 52 minutos do segundo tempo

Fotos: Fernando Alves/E.C. Juventude
Fotos: Fernando Alves/E.C. Juventude

Com Thiago Carpini no comando, o Juventude segue invicto no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (16), o time alviverde empatou com o Vitória, no Barradão, no placar de 2 a 2. De forma inédita em toda a competição, a equipe de Caxias do Sul somou um ponto atuando como visitante.

Primeiro tempo

O Juventude praticamente iniciou a partida com um jogador a menos. Logo aos seis minutos, Cipriano fez falta em Aitor, quando o meia do Vitória sairia na cara do gol, e recebeu cartão vermelho. Antes disso, Jandrei já havia sido exigido em uma finalização de Renato Kayzer e, depois, a situação ficou ainda mais complicada.

Aos 26, o Juventude chegou pela primeira vez ao ataque, com um chute de Mandaca que acabou não levando perigo à meta adversária. Porém, o Vitória foi melhor em toda a etapa inicial e abriu o marcador aos 31 minutos. Depois de cruzamento de Erick pela direita, Aitor escorou de cabeça e deixou Renato Kayzer em condições de finalizar com o gol aberto. 1 a 0.

Segundo tempo

Com apenas 20 segundos de bola rolando na segunda etapa, o Juventude errou defensivamente e sofreu o segundo gol. Depois de um lançamento longo, o zagueiro Abner afastou mal de cabeça e entregou nos pés de Renato Kayzer. O centroavante aproveitou a bola sobrada e bateu rasteiro no canto direito de Jandrei. 2 a 0.

O time alviverde aumentou a intensidade após o início decepcionante e passou a pressionar o Vitória na saída de bola. Aos 11 minutos, depois de um bate-rebate na pequena área, Giraldo chegou a marcar para o Juventude, mas o VAR anulou o lance por impedimento. Pouco depois, em um lance preocupante, Gabriel Taliari foi atingido por Neris, com um chute no rosto, e caiu desacordado no gramado. O zagueiro foi expulso e o jogo seguiu com dez atletas de cada lado.

Melhor na reta final da partida, a equipe de Thiago Carpini chegou ao gol de desconto aos 35 minutos. Nenê cobrou escanteio com perfeição e o estreante Igor Formiga apareceu livre na segunda trave para marcar com uma bonita cabeçada. 2 a 1. Aos 39, o empate quase foi alcançado em uma finalização de Nenê, mas Lucas Arcanjo se esticou e espalmou.

Recompensado pela boa atuação nos últimos 45 minutos, o Juventude teve pênalti marcado a seu favor aos 51 minutos, quando a bola desviou no braço de Fabri. Nenê foi para a bola e converteu, acertando o canto direito do goleiro. 2 a 2.

Situação do Juventude

Essa foi a primeira vez que o Juventude somou um ponto como visitante no Campeonato Brasileiro de 2025. O resultado conquistado diante do Vitória, em Salvador, fez o time alviverde chegar aos 15 pontos, ficando três atrás da primeira equipe fora do Z-4. A volta aos gramados acontece na quarta-feira (20), para um confronto direto com o Vasco, às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi.

Escalações

Juventude: Jandrei; Reginaldo (Igor Formiga), Abner, Cipriano e Marcelo Hermes; Caíque (Nenê), Jadson e Mandaca; Gabriel Veron (Giraldo), Batalla (Wilker Ángel) e Gabriel Taliari (Ênio).

Vitória: Lucas Arcanjo; Lucas Braga, Neris, Lucas Halter e Ramon; Ricardo Ryller (Rúben Rodrigues), Pepê e Aitor (Felipe Cardoso); Erick (Fabri), Osvaldo (Edu) e Renato Kayzer (Renzo López).