Fotos: Fernando Alves/E.C. Juventude
Fotos: Fernando Alves/E.C. Juventude

O Juventude superou o São José de forma improvável, na noite desta segunda-feira (9), e garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Gaúcho. Com dois gols nos acréscimos, o alviverde fez 3 a 2 sobre o zequinha, no Estádio Alfredo Jaconi, e terá o Grêmio como adversário na próxima fase do estadual.

Primeiro tempo

Marcos Paulo foi o nome da primeira oportunidade da partida, com apenas 10 segundos de bola rolando. Logo após o apito inicial, o jogador recebeu pela esquerda e bateu cruzado, muito próximo à trave, colocando o Juventude em condições de marcar.

Aos 8, Alisson Safira recebeu cruzamento na área com liberdade e cabeceou, mas não pegou bem na bola e acabou errando o alvo. Logo depois, aos 10, Taliari arriscou um chute de fora da área e o goleiro Fábio Rampi segurou no canto esquerdo.

A pressão alviverde teve uma leve redução e o São José começou a encontrar mais espaços. Aos 15 minutos, Ronald criou jogada pela direita, avançou em velocidade e bateu forte, para a defesa de Jandrei. Aos 19, foi a vez de Andrey, mas o goleiro alviverde fez nova boa intervenção.

Aos 30 minutos, em uma chegada do Juventude ao ataque, Gabriel Taliari acabou acertando o rosto de Fábio Rampi com a coxa. O goleiro precisou deixar o gramado na ambulância e Alex Peralta assumiu a meta do zequinha.

Na reta final da etapa, o Juventude voltou a ter uma sequência com maior volume ofensivo, mas as finalizações não resultaram em grande perigo. Porém, geraram um número alto de faltas do adversário. Aos 46, Keverton fez falta dura em Marcos Paulo, recebeu o segundo cartão amarelo, seguido do vermelho, e deixou o time da capital com um a menos.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o jogo se apresentou totalmente diferente. O São José, mesmo desfalcado, foi para cima do Juventude e não demorou para abrir o placar. Aos 6 minutos, após escanteio, Diney subiu sozinho na segunda trave e cabeceou forte, surpreendendo Jandrei. 1 a 0.

Aos 14 minutos, o Juventude teve chance clara para empatar, mas a bola insistiu em não entrar. Em sequência, Safira cabeceou e Juan Christian bateu forte, mas o goleiro Alex Peralta fez duas ótimas defesas.

O alviverde seguiu correndo atrás do gol e, aos 22, chegou a marcar com Manuel Castro, mas foi marcado impedimento na jogada. Enquanto isso, o São José jogava apenas por uma bola. Quando ela surgiu, aproveitou. Aos 25, Peralta fez lançamento para o ataque e Rodrigo Sam se atrapalhou na tentativa de afastar. Lucas Grafite, que pegou a sobra, finalizou no canto direito de Jandrei. 2 a 0.

Com a torcida já deixando o Alfredo Jaconi, o Juventude continuou tentando e diminuiu a diferença aos 32 minutos. Mandaca recebeu na meia-lua e teve calma para finalizar, acertando o canto esquerdo do goleiro Peralta. 2 a 1.

A partir disso, a partida se transformou em uma força-tarefa alviverde em busca do empate. Muito foi feito até que, aos 50 minutos, o VAR flagrou pênalti para o Juventude, quando Manuel Castro foi derrubado dentro da área. Gabriel Taliari cobrou e deslocou o goleiro. 2 a 2.

O Juventude manteve a pressão e, aos 55, fez o improvável. De fora da área, Ray Ramos ficou com uma bola sobrada e bateu forte, no canto direito do goleiro Peralta, fazendo explodir a torcida alviverde. 3 a 2.

Após a virada, foi iniciada uma briga generalizada dentro de campo. Frustrados com o resultado, jogadores do São José partiram para a agressão. Ray Breno, Pablo Roberto e Rodrigo Sam foram expulsos pelo lado do Juventude. No zeca, Tiago Pedra também foi punido com cartão vermelho.

Ju classificado

O Juventude avança para as semifinais do Campeonato Gaúcho e terá o Grêmio como adversário. As datas ainda não estão confirmadas, mas o jogo de ida será na Arena e volta no Estádio Alfredo Jaconi. Enquanto isso, o São José vai jogar a semifinal da Taça Farroupilha, contra o Novo Hamburgo.

Escalações

Juventude: Jandrei; Rodrigo Sam, Messias (Léo Índio) e Marcos Paulo (Juan Christian); Raí Ramos (Marcos Paulo), Lucas Mineiro (Manuel Castro), Pablo Roberto (Galego), Mandaca e Patryck Lanza; Gabriel Taliari e Alisson Safira (Ray Breno).

São José: Fábio Rampi (Alex Peralta); Eduardo Melo, Diney (Dieter) e Tiago Pedra; William Lemos, Keverton, Zé Vitor (Cauã), Rafael Carrilho e Angelo; Ronald (Raphael Soares) e Andrey (Lucas Grafite, depois Douglas).