Fotos: Fernando Alves/E.C. Juventude
Fotos: Fernando Alves/E.C. Juventude

A campanha de recuperação do Juventude no Campeonato Brasileiro passou por um momento negativo nesta quinta-feira (20), com o empate diante do Cruzeiro, no Alfredo Jaconi, no placar de 3 a 3. O alviverde esteve muito próximo da vitória, mas permitiu o empate do adversário e escapou de ser derrotado nos minutos finais. Voltou a ser aumentada a distância para sair da zona de rebaixamento.

Primeiro tempo

A primeira grande chance da partida aconteceu aos seis minutos, em uma chegada do Cruzeiro. Gabigol chutou rasteiro, da meia-lua, e a bola passou muito próxima à trave esquerda de Jandrei. Porém, o Juventude, que já era superior, respondeu no minuto seguinte e, nesse caso, a bola foi parar na rede. Pela esquerda, Marcelo Hermes tabelou com Taliari e fez cruzamento, mas a bola tomou a direção do gol e encobriu Cássio, abrindo o placar. 1 a 0.

Melhor em campo e sem reduzir o ritmo mesmo após o gol, o Juventude continuou atacando e não demorou para ampliar. Aos 15 minutos, Caíque fez ótimo passe e deixou Gabriel Taliari de frente para Cássio. O centroavante dominou no peito e teve calma para marcar o segundo alviverde, encobrindo o goleiro. 2 a 0.

A partida se tornou mais equilibrada somente após o atropelo alviverde nos primeiros 20 minutos. O Cruzeiro voltou a atacar e diminuiu em uma cobrança de falta. Aos 41, William alçou a bola na área e Sinisterra fez o desvio de cabeça, sem dar tempo para Jandrei reagir. 2 a 1.

Segundo tempo

O time mineiro mudou a mentalidade e voltou do intervalo em busca da reversão do placar. Logo aos sete minutos, saiu o empate. Japa lançou pela esquerda e encontrou Kaiki Bruno, que escorou para o meio da área e deixou o artilheiro Kaio Jorge em condições de apenas empurrar para o gol. 2 a 2.

Determinado a lutar até o fim pela permanência na primeira divisão, o Juventude voltou ao ataque e passou à frente mais uma vez, aos 13 minutos. Marcelo Hermes cruzou, Mandaca ajeitou de cabeça e Gabriel Taliari concluiu em um voleio, sem chances para Cássio. 3 a 2.

Nos minutos finais, o Cruzeiro exerceu nova pressão. Aos 35, Jandrei precisou operar uma excelente defesa para evitar o gol de empate, após chute de Sinisterra que buscava o ângulo. Porém, o mesmo não foi possível aos 39 minutos, quando Kauã Moraes fez cruzamento, Abner falhou na tentativa de afastar e Kaio Jorge aproveitou a sobra para empatar. 3 a 3.

Por pouco, a virada não saiu aos 45 minutos, em um bonito chute cruzado de Gabriel Barbosa. Novamente, Jandrei apareceu como o salvador alviverde e espalmou.

Situação do Juventude

Com o empate, o Juventude encerrou a sequência de duas vitórias e chegou aos 33 pontos, ficando a quatro de sair da zona de rebaixamento. Agora, restam quatro partidas até o final da competição. Na próxima rodada, o alviverde encara o São Paulo, no domingo (23), às 16h, na Vila Belmiro.

Escalações

Juventude: Jandrei; Igor Formiga, Luan Freitas, Marcos Paulo (Alan Ruschel) e Marcelo Hermes; Caíque (Sforza), Jadson, Mandaca (Ewerthon) e Nenê (Abner); Rafael Bilu (Giovanny) e Gabriel Taliari.

Cruzeiro: Cássio; William (Kauã Moraes), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno (Kauã Prates); Lucas Silva (Ryan Guilherme), Lucas Romero e Matheus Henrique (Japa); Gabriel Barbosa, Sinisterra (Bolasie) e Kaio Jorge.