
O Juventude apenas empatou com o Bahia, nesta sexta-feira (28), em 1 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi, e pode ter o rebaixamento confirmado ainda neste final de semana. Para isso não acontecer, dois times não podem vencer: o Santos, ainda nesta sexta, e o Vitória, neste sábado (29).
Primeiro tempo
Com apenas quatro minutos de bola rolando, o Bahia se mostrou superior e levou perigo à defesa do Juventude pela primeira vez. Everton Ribeiro finalizou de fora da área e o goleiro Jandrei apenas observou a bola acertar a rede pelo lado de fora. A equipe alviverde foi chegar ao ataque, após uma leve melhora, apenas aos 17 minutos, quando Mandaca recebeu cruzamento pela direita e cabeceou para a defesa de Ronaldo.
Porém, em um contra-ataque, o Esquadrão de Aço aproveitou os espaços da defesa do Juventude ainda mal posicionada e abriu o marcador. Aos 20 minutos, Ademir recebeu a bola pela direita, cortou para dentro e finalizou de longe, acertando o canto direito de Jandrei. 1 a 0.
Mas o Ju continuou atacando, sem se entregar, e não demorou para buscar o empate. Aos 27 minutos, Reginaldo cruzou rasteiro pela esquerda e encontrou Gabriel Taliari. O centroavante, dominou, girou e finalizou sem dar tempo de reação para o goleiro. 1 a 1.

Segundo tempo
Rodrigo Nestor foi novidade do Bahia no intervalo e, com 10 segundos, ele já finalizou e exigiu uma defesa difícil de Jandrei. O lance abriu uma sequência positiva do time nordestino. Aos 16, nova grande chance, após falha da defesa alviverde. Jandrei fez a defesa e segurou o empate parcial.
Ainda assim, o Juventude seguiu o roteiro da primeira etapa e mostrou reação, pressionando o adversário. Aos 20 minutos, Marcos Paulo chegou a marcar, de bicicleta, um golaço que seria da virada, mas o VAR anulou o lance por impedimento. Aos 30, foi a vez do goleiro Ronaldo operar um milagre, defendendo finalização de Negueba.
Aos 41, Ênio fez um cruzamento venenoso para a pequena área e Ronaldo apareceu mais uma vez, espalmando para a linha de fundo. O goleiro do Bahia confirmou seu nome como o de maior destaque na partida ao fazer nova defesa salvadora aos 44 minutos, após cabeceio de Mandaca. Se não bastasse, ele buscou uma bola de Negueba no ângulo, aos 47.
Muito movimentados, os dez minutos de acréscimos tiveram lances para os dois lados. Ao 50, o Bahia bombardeou a defesa alviverde e a bola insistiu em não entrar. Na resposta do Juventude, aos 53, Rodrigo Sam desviou um cruzamento rasteiro e a bola saiu rente à trave. Nada foi capaz de evitar o empate.
Perto do rebaixamento
Com o empate diante do Bahia, o Juventude foi aos 34 pontos e pode ter o rebaixamento confirmado ainda nesta sexta-feira (28) ou no sábado (29). O alviverde garante a ida à Série B caso o Santos vença o Sport, nesta sexta, ou caso o Vitória vença o Mirassol neste sábado.
Escalações
Juventude: Jandrei; Luan Freitas (Ênio), Rodrigo Sam e Marcos Paulo; Reginaldo (Ewerthon), Caíque (Jadson), Mandaca, Nenê (Matheus Babi) e Marcelo Hermes; Rafael Bilu (Negueba) e Gabriel Taliari.
Bahia: Ronaldo; Gilberto, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Acevedo (Caio Alexandre), Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro (Erick); Ademir, Erick Pulga (Tiago) e Willian José.